Cida Pedrosa é a primeira autora brasileira anunciada pela Flip 2022
Feira Literária Internacional de Paraty acontecerá em novembro
A poeta Cida Pedrosa foi o primeiro nome, entre autores brasileiros, anunciado pela Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip, o principal evento do gênero no Brasil, que será realizado de 23 a 27 de novembro na cidade litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Cida foi a grande vencedora do Prêmio Jabuti em 2020, com o poema épico Solo para Vialejo (Cepe), que narra a diáspora inversa de negros e índios do Litoral para o Sertão. Recentemente, ela lançou o livro de haicais e fotografias Estesia, também pela Cepe.
"Sinto-me muito honrada por ser a primeira brasileira a receber tal deferência de um evento do porte da Flip, do qual sempre tenho maior prazer de participar", disse Cida Pedrosa após o anúncio. A Flip destacou, sobre Solo para Vialejo, que a poeta traz uma linguagem única e rica em uma obra que escapa à definição. Afirmou que os temas relacionados ao Sertão e ao feminino chamam a atenção pela estética com que são tratados, e que a feira reafirma sua missão de trazer a pluralidade de visões e sensibilidades.
Nascida em Bodocó em outubro de 1963, Cida Pedrosa começou cedo na poesia, aos 14 anos de idade. Veio para o recife em 1978, onde se formou em direito e militou pelos direitos humanos e pela literatura. Costuma afirmar que sua poesia tem uma função social e sua trajetória literária nunca se desgarrou da militância política. Já publicou dez livros e atualmente é vereadora do Recife pelo PC do B.