Uma exposição de obras de Paulo Bruscky ocupa, a partir desta quinta-feira (18), a Número Galeria, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Livrobjetobraberta (desvenda-se livro objeto obra aberta) agrega um conjunto de livros de artista realizados por ele ao longo das últimas cinco décadas. A curadoria é de Yuri Bruscky, filho do multiartista.
Estas obras emergem dos múltiplos processos criativos adotados por Paulo Bruscky desde meados da década de 1960 (época em que publicou seus primeiros poemas/processo). A dialética entre a forma e o conteúdo dos livros assume um caráter radicalmente experimental na produção brusckyana.
Os livros operam, de maneira sinestésica, em diálogo com os sentidos - tato, visão, audição olfato, paladar - e materializam-se (e desmaterializam-se) através de suportes físicos diversos, como vidro, papel, circuitos eletrônicos, alimentos, espelhos, envelopes, ar, metais e fitas datilográficas.
Ao explorar e instigar percursos não convencionais, o Livrobjetobraberta de Paulo Bruscky provoca o leitor-agente a desdobrá-lo e atualizá-lo constantemente a partir da sua intervenção criativa.
Na abertura da exposição, que ocorrerá às 19h e seguirá até as 22h, também serão lançados múltiplos de Paulo Bruscky: duas bandeiras, um tipo de suporte com que ele ainda não havia trabalhado.
Comandada por Lucia Santos, Eduardo Gaudêncio e Ricardo Lyra, e instalada no prédio da Dona Santa (Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187, Boa Viagem), a Número Galeria é especializada em obras idealizadas para serem reproduzidas num determinado número de cópias. A ideia é ampliar o acesso do público a trabalhos de determinados artistas.