CAMISA DO BRASIL 2022

UNIFORME SELEÇÃO BRASILEIRA: Camisa do Brasil teve nomes proibidos pela Nike; relembre

Os novos UNIFORMES DA SELEÇÃO BRASILEIRA tiveram nomes proibidos de serem customizados pela Nike

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 23/11/2022 às 16:16 | Atualizado em 23/11/2022 às 16:16
Nova camisa da Seleção Brasileira (uniforme 2) para a Copa do Mundo 2022 - DIVULGAÇÃO/NIKE

Os novos UNIFORMES DA SELEÇÃO BRASILEIRA tiveram nomes proibidos de serem customizados pela Nike, desde o início das vendas em 8 de agosto.

As novas camisas amarela e azul são os padrões oficiais utilizadas pela Seleção Brasileira nos jogos da Copa do Catar. Nas lojas oficializadas, o item custa a partir de R$300.

NIKE PROIBE NOMES DA CAMISA DO BRASIL

Na plataforma da empresa, o cliente consegue personalizar as camisas com o número e o nome. No entanto, a empresa proibiu o uso de alguns nomes na ferramenta de personalização.

Ao escrever os nomes vetados no espaço reservado à personalização, aparece a mensagem "Personalização Indisponível" e o usuário não consegue concluir a ação.

Os nomes dos candidatos à presidência 2022, por exemplo, estão proibidos da personalização.

Quem tentar personalizar os uniformes com "Lula”, “Bolsonaro”, “Ciro Gomes”, “Tebet” (Simone Tebet) e “Janones”, não obterá sucesso. O mesmo acontece com “Alckmin”, sobrenome do candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB).

Outros nomes que fazem referência a políticos também estão proibidos pela empresa, sendo eles “Moro”, “Damares” “Doria”, “ACM”, “Haddad”, “Dirceu”, “Calheiros”, “Garotinho”, “Dilma”, “FHC”, “Collor”, “Sarney” e até “JK”.

O nome presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, também está entre os vetados, assim como outros membros da Corte, como Rosa Weber.

OUTROS TERMOS VETADOS

Além dos nomes ligados a políticos brasileiros, a Nike também vetou a inscrição de termos como “comunista”, “petista”, “tucano”, “mito” e “bolsomito”.

A empresa não divulgou uma lista com todos os nomes vetados da ferramenta de personalização; os termos proibidos foram descobertos por usuários na hora de personalizar.

Em nota, a empresa afirmou que o sistema dos termos é constantemente atualizado e que “não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões.” 

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