Festival de Inverno de Garanhuns ganha filme. Saiba como assistir

Documentário "30 anos do Festival de Inverno se Garanhuns: a vitória da cultura de Pernambuco" tem direção de Sidney Rocha e Cacá Teixeira
Emannuel Bento
Publicado em 08/12/2022 às 16:27
FIG 2022 Festival recebeu média de 45 mil pessoas por dia Foto: DIOGO FERNANDES/SECULT-PE


Um dos destaques da programação da 13ª edição do Festival de Cinema de Triunfo é o lançamento do documentário "30 anos do Festival de Inverno se Garanhuns: a vitória da cultura de Pernambuco", sobre a história do FIG. A estreia no sábado (10), às 18h30, no Theatro Cinema Guarany.

O longa-metragem foi produzido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a TV Pernambuco, com direção de Sidney Rocha e Cacá Teixeira.

O documentário de 52 minutos mostra detalhes da edição deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns, que celebrou seus trinta anos de história, e reúne depoimentos de pessoas que ajudam a fazer do FIG um dos maiores eventos do país, além de performances de artistas populares nas diversas linguagens artísticas.

Reconhecido pela qualidade de sua programação, o festival é mostrado a partir de seu alcance social, do compromisso com a cultura popular e a diversidade.

Passam pelo filme depoimentos como de Ivo Amaral, ex-prefeito e fundador do festival que faleceu este ano, passando pela população da cidade, artistas, produtores, técnicos, fazedores de cultura popular e servidores da Secult-PE e Fundarpe. Todos, sem exceção, dividiram o roteiro com Cacá Teixeira e Sidney Rocha.

Participam do filme ainda artistas como Jorge Du Peixe, Alexandre Revorêdo, Alessandra Leão, Geraldo Azevedo, Martins, Lenine, além de outros gestores como Sivaldo Albino (prefeito de Garanhuns) e Oscar Barreto (secretário de Cultura de Pernambuco).

 

"As decisões estéticas do filme coincidem com as decisões técnicas. Elas privilegiam o roteiro e possuem uma narrativa paralela. Mágica quase, feita por artistas populares, representantes de coletivos de arte popular", detalha o diretor Sidney Rocha.

"Essa participação quebra a ideia de um documentário de depoimentos e coloca esse conteúdo noutra estante, como um produto de linguagem, de avanço, de invenção, que comove o público pela beleza e pelas sensações".

"O documentário dos 30 anos do FIG é fruto de uma semente plantada dois anos atrás, quando estruturamos a TV Pernambuco para produzir conteúdo jornalístico, de entretenimento, cultural e educativo. E dentro deste projeto de reestruturação investimos também na produção de conteúdo audiovisual para o próprio poder público. Neste caso, a Secult-PE foi parceira e incentivadora de primeira hora. O 30º FIG, no entanto, foi o maior de todos os projetos desta parceria exitosa", opina Ivan Júnior, presidente da TV Pernambuco.

FIG ganhará museu

Recentemente Garanhuns recebeu do Governo de Pernambuco a doação do prédio do antigo Fórum, onde será instalado o Museu do FIG. Um equipamento que certamente fará com que o apelo turístico/cultural do grande evento não se resuma ao mês de julho, sendo um atrativo permanente a somar na cidade.

SERVIÇO
Lançamento do documentário “30 anos do Festival de Inverno se Garanhuns: a vitória da cultura de Pernambuco”
Quando: sábado (10), às 18h30
Onde: Theatro Cinema Guarany (R. Manoel Pereira Lima, 265, Triunfo)
Gratuito

TAGS
cultura FIG 2022 Filme
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory