Natural de Jardim Paulista Baixo, no Grande Recife, Victor Melo é um dos maiores nomes do TikTok no Brasil - com 23.2 milhões de seguidores, ele fica abaixo apenas de Tirullipa no segmento de humor. No ranking geral, o jovem ocupa o oitavo lugar.
Foi reproduzindo situações do cotidiano que o pernambucano de 20 anos conquistou o país. O melhor exemplo do seu humor baseado na realidade é o uso da farda da rede pública de ensino do Governo de Pernambuco.
Victor Melo foi um dos grandes responsáveis em transformar a camisa numa tendência do TikTok e do Instagram. Atualmente, sua rotina é dividida entre Recife e o Rio de Janeiro, cidade com uma cartela mais variada de oportunidades para o seu ramo.
"No final de 2018, comecei a produzir conteúdo no Instagram. Apenas um vizinho comentou, dando risada. Comecei a criar esse hábito, embora nunca tenha sido o meu sonho", diz Victor Melo.
"Dois anos depois, comecei a usar o TikTok. Isso me deu 'um empurrão', digamos assim. Os vídeos batiam até 40 milhões de visualizações. No Instagram, peguei o público da minha região. No TikTok, fiquei conhecido no Brasil."
Os números vão além das duas redes já citadas: no Youtube são mais de 2,7 milhões de inscritos e quase 970 milhões de visualizações; no Facebook, 926 mil seguidores; e no Kwaii, são 5,4 milhões de pessoas. Reunindo todas as redes, são mais de 35 milhões de seguidores.
No Youtube, além dos vídeos curtos, Victor Melo publica episódios de séries criadas por ele exclusivamente para o canal. A mais recente é SpeedBoy, sobre um jovem que sofre bullying na escola e acaba ganhando superpoderes.
Victor Melo é fruto de uma geração do "do it yourself" - "faça você mesmo". Ele que cria os personagens e os roteiros. Ainda improvisa figurinos e participa ativamente das gravações, edições e publicações.
Inclusive, o influencer também atua como consultor e head de criação no escritório do seu empresário. Para manter o engajamento, ele alimenta todas as plataformas em que está presente diariamente com novos vídeos.
Ele explica que o uso da farda da rede pública de ensino de Pernambuco surgiu de forma bastante curiosa. "No começo, gravei vídeos com a farda da escola em que eu estudava, mas a diretora não gostou, pois envolvia o nome da escola. Eu sempre tive ideias de vídeos com o tema escola, porque era algo que eu vivia. Então peguei a farda 'do governo' emprestada, para não dar problema."
A farda começou a viralizar. Quando alguém gravava um TikTok com a camiseta, o engajamento era estimulado. "Chamavam de 'farda do personagem do Victor Melo'. Quem era de fora não sabia, achava que era algo meu mesmo. A galera toda começou a gravar. No Mercado Livre tinha gente vendendo por R$ 50."
Com a carreira na internet, Victor tem chegado em lugares pouco imaginados. Suas participações em rádios brasileiras renderam convites em Portugal. Em janeiro de 2022, o jovem voou para o velho continente para uma turnê pelas principais rádios de Portugal (entre elas a MegaHits, umas das maiores da Europa).
Durante a viagem, Victor Melo encontrou outra personalidade do humor: o comediante português Rui Carlota, que é o tiktoker número um de Portugal. Os dois, juntos, gravaram uma esquete para as redes sociais. Ele ainda foi convidado a participar de uma ação de marketing no estádio do clube Benfica.
O seu maior sonho, contudo, ainda está no papel: gravar um filme de comédia. "Eu gosto muito de atuar. Acho que me dou muito bem com isso", diz.
"O ano de 2023 está cheio de planos para a minha carreira. É um ano em que irei evoluir muito na área do humor. Quero mostrar o meu trabalho, minha arte. Estaremos escrevendo esse lance do filme, vou estudar e produzir", finaliza.