Em colaboração com a TV Jornal Caruaru
A alegria dos papangus vai invadir Bezerros, no Agreste, neste Domingo de Carnaval, 19 de fevereiro, mostrando que a folia também está no interior do Estado.
As inscrições para o concurso de fantasia são gratuitas e acontecem das 7h30 às 9h na Praça São Sebastião.
A categoria adulta terá três modalidades: Individual, Dupla e Grupos. Sendo as mesmas dívidas em Tradicional e Evolução. Ele acontecerá das 9h às 10h, quando cinco jurados vão avaliar os concorrentes. Das 10h30 às 11h, sairá o bloco, com orquestras de frevo e o papanguarte, balé popular do município.
Já a categoria infantil e infanto-juvenil terá duas modalidades: Infanto-mirim – 0 a 7 anos; Infanto – juvenil - 8 anos a 14 anos. A competição infantil acontecerá na terça-feira, 21 de fevereiro, a partir das 10h no Polo J. Borges.
Os papangus são as atrações principais do Carnaval de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, que atraem cerca de 600 mil foliões todos os anos, movimentando mais de R$ 10 milhões na economia do município.
A tradição surgiu por volta de 1881, quando os mascarados alegravam as festas dos senhores de engenhos, saiam pelas casas vizinhas e se divertiam comendo angu (massa consistente de farinha de milho – fubá).
O famoso angu era servido puro ou com carne de bode, de galinha, de boi ou até com leite. Em grupo com, no máximo, cinco pessoas, os mascarados eram anunciados pelas crianças que, com medo, gritavam “lá vem o papa angu” e corriam para dentro de casa.
A brincadeira se popularizou e fez de Bezerros uma das referências do Carnaval de Pernambuco. Desde a quinta-feira (16), a dona de casa Laudicéia de Barros já estava recebendo foliões do Recife e do arquipélago de Fernando de Noronha em casa.
"Não vejo a hora. Ave maria, é uma benção. Espero que todo mundo brinque em paz", torceu ela, ansiosa com a retomada da festa após dois anos de suspensão pela pandemia da covid-19.
A programação oficial da Prefeitura de Bezerros começa já na véspera do desfile, no Sábado de Zé Pereira, 18 de fevereiro.
Por lá, serão cinco dias de folia multicultural com frevo, samba, axé, RAP, MPB, reggae, pop rock e até forró elétrico, com atrações espalhadas por cinco polos. Um deles é o Polo Cultural J. Borges, reduto das orquestras de frevo.
"Já fazemos orquestra há mais de 35 anos, sempre tocando aqui em Bezerros e em várias cidades ao redor. Esse ano, temos muita coisa boa. Começamos no Acorda Bezerros e vamos até a próxima semana", disse o maestro Sérgio Andrade.
A abertura contará com um time feminino de artistas nacionais, como Maria Gadu, Gaby Amarantos, Luiza Possi e Nena Queiroga.
Nesta quinta, a estrutura da festa, que dura até a quarta-feira de cinzas, em 22 de fevereiro, já estava praticamente pronta.
"Acabamos de ter uma reunião com o time da Prefeitura que, como um todo, vai cuidar da organização, da condução e da operação durante o período carnavalesco. É nossa reunião final de alinhamento para que todo mundo compreenda o que precisa ser feito", explicou o secretário de Turismo e Cultura, Bruno Clisman.
As ruas de acesso aos palcos no Centro da Cidade serão interditadas, mas haverá placas de sinalização e agentes de trânsito indicando os acessos no entorno.
Os turistas que chegarão de ônibus devem desembarcar na Praça do Rosário, a poucos metros do foco da folia. Já os veículos ficarão estacionados ao lado do Parque Poli Esportivo.
"Quando o turista chegar ao nosso município, os três principais acessos serão a Avenida Souto Maior, a Rua Princesa Isabel e a Avenida Monsenhor Florentino, que são as tradicionais entradas do nosso município", orientou o secretário de Infraestrutura, Samuel Santos.
Está chegando a hora dos bezerrenses e dos turistas matarem a saudade de cair no passo. "Isso é a nossa arte, a nossa vida. Papangu é tradição, devemos sempre cultivar essa beleza", disse a funcionária pública Vânia Carvalho.
Programação do Carnaval de Bezerros
Polo Mestre Lula Vassoureiro (Centenária)
Domingo, 19 de fevereiro
- 12h - Banda Mega Player
- 14h - Leo Vibe
- 16h - Michel Diniz
- 18h - Michelle Melo
- 20h - Retrodac
Segunda-feira, 20 de fevereiro
- 12h - Banda O Pelotão
- 14h - Luizinho Moreno
- 16h - Amannda Leão
- 18h - Mazamorra
- 20h - Faringes da Paixão
Terça-feira, 21 de fevereiro
- 12h - Tipo 3
- 14h - Silvana Salazar
- 16h - Samara Costa
- 18h - Leninho Filho
- 20h - Wanessa Roger
Polo Mestre J. Borges (Cultural)
Domingo, 19 de fevereiro
- 8h - Banda de Pífano São José dos Bezerros
- 10h - Banda Som Brasil
- 12h - Antúlio Madureira
- 14h - Joãozinho do Acordeon
- 16h - Gerlane Lopes
- 18h - Bruninho Lima
Segunda-feira, 20 de fevereiro
- 10h - Anderson Alves
- 12h - Colibri
- 14h - Percinho Amorim
- 16h - Patrícia Alves
- 18h - Ciel Santos
- 20h - Forró dos Bossas
Terça-feira, 21 de fevereiro
- 10h - Orquestra Pernambucart
- 12h - Premiação Concurso do Papangu 2023
- 14h - Quinteto Violado
- 16h - Jamile Oliveira
- 18h - Orquestra Tupi
Polo Ronaldo Souto Maior (São Sebastião)
Domingo, 19 de fevereiro
- 08h - Orquestra Conêgo Alexandre
- 10h - Concurso Papangu
- 12h - Orquestra Frevo e Cia
- 14h - Amigos do Frevo
- 16h - Frevo Papangu
- 18h - Frevo Serrano
Polo Malvina Souto Maior (Forró Eletro)
Domingo, 19 de fevereiro
- 10h - Trio Manoel da Concertina
- 12h - Trio Pau no xote
- 14h - Rei do Cangaço
- 16h - DJ Matheus Xavier
- 18h - DJ Neto Ferreira
Segunda-feira, 20 de fevereiro
- 12h - Banda de Pífano São José dos Bezerros
- 14h - Kabras da Peste
- 16h - DJ Akson
- 20h - DJ Elvis
Terça-feira, 21 de fevereiro
- 12h - Marcos Montez
- 14h - Trio Nildo e Seu Regional
- 16h - DJ Neto Ferreira
- 18h - DJ Matheus Xavier
Comentários