Latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais dão vida às obras de arte na exposição "Reciclos - Criando Novas Perspectivas", que estreia na capital pernambucana nesta terça-feira (13), às 19h, na Caixa Cultural, no Bairro Recife. A mostra fica em cartaz gratuitamente até 3 de setembro.
Entre as obras estão painéis, esculturas, instalações, objetos, vídeos e serigrafias, criadas pelas mãos de nove artistas de ativismo ambiental: Odé Frasão, Rodrigo Machado, Iskor, André Inea, Kelly Reis, Everaldo Costa (Ever), Bruna Serifa, Luna Bastos e Subtu.
Essa é a segunda edição da "Reciclos", após a primeira ter sido realizada em 2016. A nova edição teve sua estreia em São Paulo, em setembro de 2022, e seguiu para temporadas em São José dos Campos, Pindamonhangaba, Salvador, sendo Recife a sua última parada.
No projeto atual, a mostra cresceu em número de artistas, obras de arte e ampliou sua proposta educativa, convidando o público a participar e interagir com espaços, peças, jogos e oficinas que promovem o acesso a informações e curiosidades sobre a cadeia da reciclagem.
A exposição tem idealização e realização da Rede Educare, curadoria do ativista ambiental e grafiteiro Mundano, com patrocínio da Novelis e Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal e apoio CAIXA.
Uma galeria de fotos, por exemplo, vai atrair a atenção dos visitantes, com imagens de catadores brasileiros oriundas do livro "Recicladores de Sonhos", realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura- entre eles estão os catadores pernambucanos Roberta Pessoa e José Cardoso, da Cooperativa de Catadores Profissionais do Recife Pró-Recife.
Cada imagem da galeria acompanha áudio com depoimento do respectivo catador, que pode ser acessado da câmera do celular, assim como na exposição, onde cada obra dispõe de audiodescrição. Alguns recursos são apresentados via QR Code e braille a fim de incrementar a experiência do visitante portador de deficiência.
"Quando idealizamos a 'Expo Reciclos' em 2016, já tínhamos consciência da urgência do tema, e, reconhecendo a arte como uma ferramenta poderosa de conexão e reflexão, chegamos ao conceito da exposição. O cenário de descarte inadequado continua sendo um desafio e nós, como resposta, trabalhamos para ampliar o alcance da mostra, trazendo mais recursos de interação e conscientização. A ideia é promover um grande questionamento sobre a herança que estamos deixando para o planeta e para as futuras gerações", comenta Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.
"Foi uma felicidade poder desafiar cada artista, e nosso desejo é que o público crie novos olhares sobre o resíduo e novas perspectivas do uso desses materiais, que às vezes ocupam alguns minutos do nosso dia, podendo vir a ficar muitos e até milhares de anos no meio ambiente", comenta o curador, Mundano, também fundador da ONG Pimp My Carroça e do aplicativo Cataki. Ele destaca que a exposição foi pensada para todas as idades, "mas certamente são as crianças e adolescentes que vão aproveitar mais, até porque são elas que estão aí brigando por um futuro melhor".
"A 'Reciclos' é um chamado para que o público se conscientize sobre a reciclagem e a importância da atitude de cada um nesse processo. Por meio da arte, conseguimos chamar a atenção para a causa e esperamos criar um senso coletivo de urgência em prol do planeta. A reciclagem está no centro da estratégia de negócios da Novelis, e faz parte do nosso propósito contribuir com a promoção deste tema na sociedade e com a construção de um mundo cada vez mais sustentável", destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.
"A sustentabilidade é vista como muito mais do que um tema importante para nós da Ball, estando enraizada em todos os aspectos do nosso negócio. O Brasil é uma das referências mundiais na reciclagem deste material, com taxa de quase 99%, e abriga artistas tão talentosos e capazes de fazer com que as pessoas encarem temas como economia circular de uma maneira extraordinária", comenta Mariana Lima, supervisora de Comunicação da Ball para América do Sul.
"Como líderes em embalagens sustentáveis de alumínio e entendendo a arte como ferramenta poderosa para levar mensagens acerca de um consumo mais consciente e a necessidade de sermos cuidadosos com o meio ambiente e responsáveis por ele, temos muito orgulho de fazer parte da Reciclos", acrescenta.
"A CAIXA Cultural Recife reforça seu compromisso com a cultura e a sustentabilidade, presente nas ações da instituição através dos projetos acolhidos e também das iniciativas voltadas para a arte-educação. A exposição Reciclos está alinhada a esses princípios e traz o encantamento através de trabalhos criativos e artisticamente potentes", afirma Raquel Gomes, gerente de filial da CAIXA Cultural Recife.
SERVIÇO
Exposição Reciclos - Criando Novas Perspectivas
Abertura: 13 de junho, às 19h
Visitação: de 14 de junho a 3 de setembro de 2023
Onde: CAIXA Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: Entrada franca