Gravatá estreia programação cultural no inverno. Conheça o 'Julho na Serra'

Programação com shows, concertos, apresentações de dança e brincadeiras para as crianças reunirá quatro eventos: Festival Arte na Serra, XIII Virtuosi, Festa da Padroeira e Tardes no Polo
Emannuel Bento
Publicado em 05/07/2023 às 15:35
Praça da Matriz, em Gravatá Foto: DIVULGAÇÃO


A cidade Gravatá, localizada no Agreste de Pernambuco, já é conhecida pela temperatura amena e por suas numerosas casas de férias, bastante movimentadas na Semana Santa e no São João. Em 2023, o município quer reforçar essa movimentação com o "Julho na Serra – Gravatá é música, arte e gastronomia".

Será uma programação com shows, concertos, apresentações de dança e brincadeiras para as crianças. A realização ocorre de 7 a 26 de julho. A grade será composta, na verdade, por vários eventos: Festival Arte na Serra, XIII Virtuosi, Festa da Padroeira e Tardes no Polo. Confira sobre cada um deles na matéria:

Festival Arte na Serra

O "Julho na Serra" começa o Festival Arte na Serra, de 7 a 9 de julho, com masterclasses e apresentações musicais e de dança gratuitas no Centro da cidade.

O evento busca a formação de jovens adultos na educação musical, por meio de aulas com professores convidados de dia, e ainda o entretenimento da população e dos turistas, que vão curtir apresentações gratuitas no palco montado em frente ao Memorial de Gravatá.

DIVULGAÇÃO - Casarões antigos de Gravatá

O programa está variado e vai do jazz à música popular, tendo como atrações a Banda Sinfônica Cônego Eugênio Vilanova, sob a regência do maestro João Neto (dia 8), e a Banda do Centro de Criatividade Musical do Recife, que tem à frente o maestro Fabiano André (dia 9).

Na abertura, a dança toma conta, com o espetáculo “Utopia”, do Grupo Aura, formado por 30 participantes. As coreografias são assinadas por Edson Lima e passam por vários estilos do jazz: dance, contemporâneo e street. As apresentações são às 19h e é possível inscrever-se para as aulas de música até 5 de julho, pelo link na bio do perfil do festival: @artenaserragravata.

XIII Virtuosi

HANNAH CARVALHO/DIVULGAÇÃO - Ana Lucia Altino, do XIII Virtuosi em Gravatá

O destaque da programação é o Virtuosi, tradicional festival de música erudita que chega a sua 13ª edição na cidade, oferecendo uma programação musical composta por renomados intrumentistas.

Sob a direção artística da pianista Ana Lúcia Altino, o evento realiza concertos ainda nos dias 15, 20, 21 e 22 de julho, sempre na Igreja Matriz de Sant’Ana, com entrada gratuita.

A abertura será às 20h30, com o recital "Canções que meu pai me ensinou", com o violoncelista Leonardo Altino e sua mãe, Ana Lúcia Altino. O programa reúne obras de Marlos Nobre, Brahms, Villa-Lobos, Tchaikovsky e Paganini, numa homenagem póstuma ao maestro Rafael Garcia, criador do Virtuosi.

No dia 15 de junho, às 11h, o pianista gravataense Luís Felipe Oliveira apresenta recital que celebra os 150 anos do nascimento de Rachmaninoff. À noite, às 20h30, será a vez do Ensemble Vocal Cantamus & Collegium Musicum do Recife, sob a regência do maestro Gilson Celerino, apresentar a Missa em sol de Schubert e o Magnificat de Johann Sebastian Bach.

Na segunda semana, o evento terá como principais atrações: recital com Rafaell Altino, com Lucas Thomazinho ao piano, apresentando sonatas de Rachmaninoff e de Cesar Frank (dia 20, 20h30); concerto reunindo o violinista Emmanuele Baldini, o violista Rafaell Altino, o violoncelista Leonardo Altino e o pianista Lucas Thconceromazinho, que executarão peças de Dohnanyi e Brahms, e, encerrando a programação, às 11h, será apresentado Compositoras Brasileiras: Música para viola, com Rafaell Altino e Ana Lúcia Altino, e, às 20h30, concerto especial com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão. Na ocasião, Emmanuele Baldini, Rafaell Altino e Leonardo Altino serão solistas.

Festa da Padroeira

ANDERSON SOUZA - Festa da Padroeira, em Gravatá

De 17 a 26 de julho, o turismo religioso toma conta da programação com a realização da tradicional Festa de Sant’Ana. Novena, procissão, missa campal e uma tradicional quermesse atraem fiéis da região, que se dirigem a Gravatá movidos pela fé e devoção à mãe de Maria e avó de Jesus.

A homenagem a Sant’Ana, a padroeira da cidade, data de mais de 200 anos. São esperadas cinco mil pessoas para a programação religiosa e profana, no dia 26, considerado feriado municipal.

Tardes no Polo

NILSON SILVA - Tarde no Polo Moveleiro, em Gravatá

O mês encerra com o produto turístico-cultural mais recente de Gravatá, o Tardes no Polo. A segunda edição do projeto, criado para fomentar o turismo do Polo Moveleiro, terá como tema a gastronomia típica de inverno, destacada com exposição de queijos e vinhos, ao longo da Rua Duarte Coelho, que fica exclusiva para os pedestres das 16h às 21h.

Três minipalcos serão montados, com trio pé de serra e shows de MPB e música instrumental. Os comerciantes da região serão incentivados a expor produtos relacionados à temporada. Neste dia, as lojas permanecerão funcionando até 21h.

A programação dará especial atenção à garotada. Além de brinquedos infláveis, arte-educadores comandarão várias atividades com a meninada, com direito a distribuição de guloseimas.

O Mercado Cultural, inclusive, sempre terá shows gratuitos de forró aos sábados e domingos, sempre a partir das 13h30. Ele fica na Rua Duque de Caxias, 89, no Centro de Gravatá.

SERVIÇO
Julho na Serra – Gravatá é música, arte e gastronomia
Festival Arte na Serra - De 7 a 9 de julho.
XIII Virtuosi Gravatá – De 14 a 22 de julho, com apresentações às 11h e às 20h30.
Festa de N. Srª de Sant’Ana – De 17 a 26 de julho, na Igreja Matriz.
Tardes no Polo – Dia 29 de julho, das 16h às 21h, no Polo Moveleiro.
Mais informações: @artenaserragravatá

TAGS
cultura Gravatá
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory