O 13º Virtuosi Gravatá chega a sua semana de despedida na Igreja Matriz de Sant’Ana, no município do Agreste, com programação nos dias 20, 21 e 22 de julho.
Estão agendados o lançamento do álbum "Compositoras Brasileiras: Música para Viola", com o violista Rafaell Altino e a pianista Ana Lúcia Altino; um recital em homenagem aos 150 anos do compositor russo Rachmaninoff com Rafaell e o pianista paulista Lucas Thomazinho; um concerto de música de câmara com o violinista italiano Emmanuele Baldini e o violoncelista Leonardo Altino; além de apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco.
A programação é gratuita. O Virtuosi retorna à Igreja Matriz de Sant’Ana nesta quinta (20), às 20h30, celebrando os 150 anos de Rachmaninoff. O recital terá o violista Rafaell Altino e o pianista Lucas Thomazinho, que apresentam as sonatas do compositor russo e de Cesar Franck. A sonata de Franck foi escrita para violino e a de Rachmaninoff para violoncelo. Ambas serão executadas na viola.
Na sexta-feira (21), às 20h30, é a vez do concerto de música de câmara que reúne o violinista italiano Emmanuele Baldini, o violista Rafaell Altino, o violoncelista Leonardo Altino e o pianista Lucas Thomazinho. Começa com a apresentação da ‘Serenata para cordas’, do compositor húngaro Dohnanyi, composta para violino, viola e violoncelo, e segue com o ‘Trio Op.8’, de Johannes Brahms. Para o Trio, Emmanuele Baldini e Leonardo Altino se juntam a Lucas Thomazinho.
No sábado (22), o Virtuosi Gravatá fecha sua programação com duas sessões no mesmo dia. A primeira, às 11h, será marcada pelo lançamento do CD "Compositoras Brasileiras: Música para Viola", com apresentação das faixas por Rafaell Altino e pela pianista Ana Lúcia Altino. Um trabalho inovador e emocionante, que celebra a riqueza e a diversidade do talento feminino de Marisa Rezende, Jocy de Oliveira, Ilza Nogueira, Silvia de Lucca, Tatiana Catanzaro e Rami Levin na composição.
O projeto, idealizado por Rafaell Altino e aprovado pelo Funcultura, cria obras primas para ampliação do repertório da viola. Com uma seleção cuidadosa e diversificada, o álbum apresenta composições de diferentes estilos, oferecendo uma perspectiva abrangente da contribuição das mulheres para a música brasileira. É uma celebração da criatividade, da originalidade e da habilidade dessas compositoras.
Suas diversas formações, experiências e estilos musicais se unem de forma coesa e envolvente, criando um diálogo entre diferentes tradições e perspectivas musicais. Cada faixa é uma janela para um mundo sonoro único, que explora uma ampla gama de emoções e técnicas interpretativas. Da melancolia e introspecção à vivacidade e exuberância, as composições nos transportam por paisagens sonoras ricas, revelando o poder expressivo da viola nas mãos de Rafaell, que é o violista principal da Sinfônica de Odense (Dinamarca).
Na segunda sessão do sábado, às 20h30, a Igreja Matriz de Sant’Ana recebe um concerto especial de encerramento do festival, que contará com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão. O programa da noite conta com os solistas Emmanuele Baldini (violino), Rafaell Altino (viola) e Leonardo Altino (violoncelo) interpretando obras de Mozart, Haydn, Sarasate e Sivuca.
20 de julho, quinta
20h30: Franck & Rachmaninoff
Rafaell Altino, viola
Lucas Thomazinho, piano
21 de julho, sexta
20h30: Dohnanyi & Brahms
Emmanuele Baldini, violino
Rafaell Altino, viola
Leonardo Altino, cello
Lucas Thomazinho
Dia 22 de julho, sábado
11h: Lançamento do CD Compositoras Brasileiras: Música para viola
Rafaell Altino, viola
Ana Lúcia Altino, piano
20h30: Mozart, Haydn, Sarasate & Sivuca
Emmanuele Baldini, violino
Rafaell Altino, viola
Leonardo Altino, cello
Orquestra Jovem de Pernambuco
Nilson Galvão, regente