MÚSICA

Geddy Lee através do tempo e dos palcos

Lançamento da autobiografia inédita do ícone do rock, chega ao Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/10/2023 às 16:12
Notícia
X

Por João Carvalho, especial para o JC

Quem já viu o músico Geddy Lee num palco, não entende como uma pessoa pode, ao mesmo tempo, tocar linhas complexas de baixo, cantar, além de tocar teclados e acionar samplers com os pés. Tudo isso simultaneamente e muitas vezes olhando o horizonte, como se nada estivesse acontecendo.

Depois de 50 anos de carreira na música, o canadense resolveu partir para outra empreitada tão desafiadora quanto tocar e virou escritor. A autobiografia "My Effin' Life" (algo como “minha droga de vida”, numa tradução livre) está sendo lançada mundialmente, numa turnê que começou esse mês na Europa e América do Norte. O lançamento no Brasil será no início de novembro e alguns fãs vão poder comprar o livro antecipadamente.

A carreira de escritor vem depois de cinco décadas dedicadas à música, quase totalmente com Rush, banda que Geddy tocou com Alex Lifeson na guitarra e Neil Peart na bateria e compondo as letras. Neil faleceu em 2020, por conta de um câncer raro na cabeça. A obra tem mais de 500 páginas e traz o relato de sua vida dentro e fora da banda.

Muito antes do Rush acumular mais discos de ouro e platina consecutivos do que qualquer outra banda de rock (ficando atrás somente dos Beatles e dos Rolling Stones), de ser sete vezes indicado ao Grammy ou das inúmeras apresentações eletrizantes ao redor do mundo, Geddy Lee era Gershon Eliezer Weinrib. O nome de batismo foi em homenagem ao avô, morto no Holocausto. Conforme narra essa transformação, Lee relembra sua família, especialmente seus pais e suas experiências horríveis como adolescentes durante a Segunda Guerra Mundial.

DIVULGAÇÃO
'My Effin' Life', de Geddy Lee - DIVULGAÇÃO

No livro, fala abertamente sobre sua infância e a busca pela música que o levou a abandonar os estudos, além de traçar a história do Rush que, após um começo difícil, aconteceu e se tornou uma das bandas mais amadas e influentes de todos os tempos.

Também compartilha histórias de sua amizade de longa data com os companheiros Alex Lifeson e Neil Peart, revela suas obsessões na música e além: Geddy é um profundo colecionador de vinhos e de tudo relacionado ao beisebol. Essa mistura rica de honestidade, humor e perda resulta em uma autobiografia como nenhuma outra.

Fãs, Brasil e surpresas

A editora Belas Letras, responsável pela biografia no Brasil, é uma velha conhecida do público dedicado às biografias, principalmente quando envolve música. E anunciou uma surpresa sobre o lançamento de Geddy Lee: quem comprou o livro do Rush na pré-venda, poderá comprar essa nova obra antes do grande público. Já no início do próximo mês. Em setembro passado a editora anunciou a venda do livro "Rush Através dos Tempos", que está sendo considerada a bíblia sobre a banda.

A expectativa agora é que Geddy continue a turnê mundial e possa vir ao Brasil para lançar o livro. Quem sabe no Rush Fest, considerado hoje o maior encontro de fãs do mundo, que acontece em abril, em Criciúma? Agora, é torcer.

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Webstories