Na semana do encerramento da Festa do Morro, está sendo inaugurada a exposição do pintor Arnóbio Escorel, "Recife e o Morro: Cenas Urbanas", em cartaz no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Pernambuco, na Praça do Marco Zero.
A mostra apresenta a recente produção pictórica do artista, que fica em cartaz de 5 a 10 de dezembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A curadoria é de Ana Cláudia Thorpe.
O estilo primitivista e a técnica "acrílico sobre tela" são o suporte para a explosão de cores vista nos 27 quadros que retratam, a sentimento, cenas do cotidiano das periferias e morros do Recife.
Religiosidade
Um tema recorrente no discurso do artista é a religiosidade. Por isso, o Morro da Conceição e a devoção à Nossa Senhora da Conceição acabam por ser frequentemente vistos em seus trabalhos.
Assim, a escolha deste período é intencional. Trata-se de uma forma do artista homenagear também a padroeira do Recife e dos pescadores.
Considerando os atuais tempos de resgate à ancestralidade da raça negra, essa homenagem é extensiva à deusa Iemanjá - orixá feminino regente das águas salgadas, também festejada em dezembro por conta do sincretismo religioso brasileiro.
As obras buscam expressar o sentimento, a expressão e a força da cor, em seu estado mais puro, impressos no imaginário do povo pernambucano.
Esse aspecto foi o ponto de partida para a criação do projeto expográfico da exposição, que foi criado pela arquiteta Graciely Neri.
SERVIÇO
Exposição Recife e o Morro: Cenas Urbanas
Visitação: de 05 a 10/12, das 9h às 17h
Onde: Palácio do Comércio, sede ACP (Praça do Marco Zero, no Recife Antigo)