O cantor e produtor musical Barro realiza uma conexão tropical Pernambuco-Bahia em uma parceria com a cantora Rachel Reis; "Deixa Acender" é o primeiro single do novo álbum do artista. A faixa une vozes e sotaques entre o violão de nylon do artista, marcando um bregafunk melodioso, com grooves de afrobeat.
A parceria estreia ainda mais a relação que os artistas vem construindo. Barro assina a produção do álbum de estreia da baiana, recém indicado ao Grammy Latino, "Meu Esquema" (2022) - ele também já foi indicado ao Grammy Latino com uma faixa gravada na coletânea "Canta Adoniran".
Os dois já tinham duas parcerias gravadas pela cantora e compositora: "Bota Pagodão Ponto Net" e "Ventilador", lançado em 2020 por Reis.
Pop quente
Dessa vez, "Deixa Acender" traz elementos centrais na obra dos dois artistas: melodia envolvente, influências periféricas e um violão condutor. O resultado é um pop quente, anunciando o verão - citando, por exemplo, a Barraca do Pingo, localizada na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
A produção musical é assinada por Barro e Guilherme Assis. Os dois também assinam a composição junto a Rachel Reis e Juliano Holanda.
A estética do trabalho, marcada na capa do single, é construída com intervenções de Pedro Vinicio, artista de Garanhuns com linguagem voltada aos memes. É ele quem assina a arte que dá cara ao lançamento desse e dos próximos singles.
O terceiro álbum solo de Barro que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.
Ascenção
Com sonoridade pop brasileira, mas apontando para uma contemporaneidade urbana, o cantor, compositor e produtor musical Barro vem conquistando espaço no cenário musical. Como produtor, também assinou trabalhos para Lenine, Céu, Mariana Aydar, Anna Setton, Uana, Martins, Jáder e Johnny Hoocker.
Como compositor, tem músicas interpretadas por Chico César, Mariana Aydar, Lenine, Duda Beat, Romero Ferro, Rachel Reis, Aíla, Felipe Cordeiro e Uana. Ainda soma feats com Illy, Luísa Nascim, Felipe Cordeiro, Vincee, Anna Setton; com os Catalina García (Colômbia); Tony Canto, Plastica e Elasi da Itália.
Ele marcou presença em importantes festivais e palcos como Auditório Ibirapuera (SP), Festival Bananada (GO), Festival Vento (SP), Festival Coquetel Molotov (PE), SIM São Paulo, Festival do Sol (RN), Circo Voador (RJ), Sesc Pompéia (SP), Dia da Música (SP), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Festival COMA (BSB), Porto Musical, além de duas turnês na Itália.