Fliporto 2024 quer criar 'museu interativo' de Chico Science em Olinda
Realizada entre 12 e 15 de novembro, feira literária quer inaugurar primeira etapa de espaço que contará com exposições interativas e imersivas
A Festa Literária Internacional de Pernambuco - FLIPORTO, que está retornando à Olinda em 2024, divulgou nesta terça-feira (20) que pretende lançar um projeto para um novo museu interativo de Chico Science na cidade.
A Fliporto deste ano terá como tema "O Homem que veio do Futuro", em homenagem ao artista Chico Science e o movimento manguebeat, celebrando ainda os 30 anos do lançamento do disco "Da Lama Ao Caos", da banda Nação Zumbi.
O equipamento cultural, que ainda não tem locação definida, seria uma iniciativa da Fliporto em parceria com o poder público. Durante o evento deste ano, entre 12 e 15 de novembro, seria inaugurada a primeira etapa do museu, que teria funcionamento permanente em Olinda.
Inspiração no Museu Bob Marley
De acordo com a comunicação da Fliporto, o museu teria inspiração no Museu Bob Marley, na Jamaica, que faz homenagem ao astro mundial da América Central. "Outra novidade é que o museu terá exposições interativas e imersivas, como a recente instalação do Van Gogh, em que o público pôde imergir nas pinturas do artista", diz a nota.
"A Fliporto pretende deixar esse legado do Museu Chico Science, um museu tipo exposição Van Gogh, homenageando esse ilustre olindense, cidadão do mundo", diz escritor e advogado Antônio Campos, que é curador da Fliporto.
"Assisti o filme Bob Marley: One Love, belo filme e história, o primeiro astro mundial da musica do chamado terceiro mundo. Tanto Bob, quanto Chico dão filmes. A cena cinematográfica de pernambuco está devendo um filme biográfico a altura de Chico Science. O Museu interativo Chico Science terá uma pegada diferente do Memorial que existe em Recife. Olinda e Chico Science merecem essa homenagem", conclui.
Histórico
A Fliporto surgiu em 2005, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, onde permaneceu até 2009. Após passar uma temporada em Olinda, a feira se mudou para Olinda nos anos 2010. A edição mais recente havia ocorrido em 2018, marcando a volta a Porto de Galinhas.
Em 2024, além dos dias de evento da celebração literária, o público poderá participar também das edições da Fliporto Apresenta, que contará com exposições e palestras de escritores.