Recife e Olinda já são Carnaval nesta quinta-feira (8). Pela primeira vez a capital pernambucana realizará a sua abertura em uma quinta, ganhando mais um dia de programação.
Essa estreia será marcada por encontros e celebrações, sobretudo no que tange a relação Recife-Salvador, com apresentações de Gilberto Gil e do Oludum com o Tumara - iniciativa ocorre no mesmo ano em que a rixa entre os carnavais dessas cidades esteve em alta nas redes sociais
A partir das 16h, dezenas de afoxés se reúnem no Boulevard da Rio Branco para a cerimônia Ubuntu. Em seguida, a Orquestra Popular do Recife se apresenta com o Maestro Ademir Araújo.
A noite conta ainda com um inédito encontro entre o Olodum e o Tumaraca, que contará ainda com o piano de Amaro Freitas. Na sequência, Louise comanda o espetáculo Recife Cidade do Mangue, em reverência a Chico Science, com participações de Karina Buhr e Toca Ogan, além de Céu. A noite será coroada com Gilberto Gil e pela ‘favorita’, Raphaela Santos.
ACOMPANHE OS SHOWS:
Olinda
Na Marim dos Caetés, onde a abertura já ocorria nas quintas, a festa começa oficialmente com um cortejo especial com os Patrimônios Vivo do Estado de Pernambuco: O Homem da Meia-Noite, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos e a TCM Cariri Olindense.
A concentração do desfile começa às 17h, nos Quatro Cantos. Às 18h, percorrem as principais ruas do Sítio Histórico, Rua da Ribeira, passa em frente à sede da Prefeitura, desce a Rua 27 de janeiro, segue pela Avenida Liberdade, e chega na Apoteose da festa, na Praça do Carmo.
A partir das 19h, os shows começam no polo do Carmo. Sobem ao palco Ed Carlos, Maciel Salú, Banda Nação Zumbi e, por fim, o rei do Carnaval de Olinda, Alceu Valença.
Governo do Estado
Também em Olinda, será realizado o Cortejo Brincantes de Pernambuco, iniciativa realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
A concentração será às 17h, no Alto da Sé, em frente ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE), e a saída às 18h. O cortejo contará com participações especiais como a do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, e do Clube de Bonecos Zé Pereira e Vitalina, Patrimônio Imaterial de Pernambuco, diretamente de Belém de São Francisco.
Também participam do cortejo o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança, o Afoxé Alafin Oyó e a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Orquestra Capa Bode), que são Patrimônios Vivos de Pernambuco. Outros grupos que integram o cortejo são o Caboclinho Canidé do Recife, Papangus de Bezerros, Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda, Bloco Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira, Maracatu Nação Pernambuco e o Boi Diamante.
Confira os horários
Recife (Marco Zero)
15h - Clarinada - Abertura do Carnaval do Recife: o Maior em Linha Reta
16h - Ubuntu, cerimônia de lavagem simbólica do Marco Zero e ruas do Recife Antigo, com Mariene de Castro
17h45 - Tumaraca - 80 Anos de Naná Vasconcelos Com as Nações de Maracatu de Baque Virado. Participação de Olodum
19h - DJ Pepe Jordão
19h50 - Olodum
20h40 - Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo Com Participação de Marron Brasileiro e André Rio
22h - Recife Cidade do Mangue, com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira 23h40 - Gilberto Gil
23h40 - Gilberto Gil
01h20 - Raphaela Santos
Olinda
17h Cortejo Especial Carnavalesco
18h Ed Carlos
19h30 Maciel Salú
21h Nação Zumbi
23h Alceu Valença