O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical anunciou os filmes nacionais selecionados para a sua 16ª edição, que está marcada para acontecer de 12 a 23 de junho em São Paulo, seguida de eventos itinerantes por cidades ainda a definir. O Panorama Brasileiro inclui as seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais. De Pernambuco, o documentário selecionado foi O Som da Pele, de Marcos Santos, sobre Irton Mário da Silva, mais conhecido como mestre Batman, que fala de seu projeto Batuqueiros do Silêncio, um grupo de percussão formado por surdos.
Foram escolhidos seis títulos para a Competição Nacional, sendo quatro deles inéditos, que terão sua première brasileira durante o festival. São eles: Dennis, eu vim pra sacudir o baile, de Oscar Rodrigues Alves, sobre a meteórica carreira de Dennis DJ, prodígio da Furacão 2000, que produziu grandes hits do funk carioca como “Cerol na Mão”, “Um tapinha não dói”, “Dança da Motinha”; Black Future, Eu sou o Rio, de Paulo Severo, sobre a banda underground carioca Black Future; O Homem Crocodilo, de Rodrigo Grota, sobre mundo e a imaginação de Arrigo Barnabé; Terra de Ciganos, de Naji Sidki, sobre a cultura cigana no Brasil; Black Rio! Black Power!, do diretor Emílio Domingos, que mostra a importância da cena musical e dos bailes black na luta por justiça racial e social durante a ditadura militar; e Luiz Melodia, no Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, sobre a trajetória do cantor e compositor Luiz Melodia.
O vencedor entrará no circuito In-Edit de festivais e será apresentado pelo diretor ou diretora no In-Edit Barcelona 2024.
DOCUMENTÁRIOS, CURTAS E MÚSICA
O Festival apresenta também a Mostra Brasil, que explora a diversidade da música brasileira em suas diferentes vertentes, com os inéditos Funk Favela, de Kenya Zanatta; Germano Mathias - O Catedrático do Samba, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos; Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves; Viamão, de Sérgio Pererê, Leandro Miranda e Gibran; e também Aldo Baldin - Uma Vida pela Música, de Yves Goulart; Nas Ondas De Dorival Caymmi, de Locca Faria; e Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque.
A seção Brasil.Doc oferece uma seleção de documentários que mergulham em histórias e personagens marcantes da música brasileira, como Eu Sou o Samba, Mas Pode me Chamar de Zé Ketti, de Luiz Guimarães de Castro; Pagano, de Carlos Nascimbeni; Mandinga, de Egler Cordeiro; Na Terra de Marlboro, de Cavi Borges; e No Rastro do Pé de Bode, de Marcelo Rabelo.
Já o Curta um Som traz curtas-metragens que abordam temas variados como De Par em Par, de Tais Melo; É d'Oxum: força que mora n'água, de Day Sena; MBORAIRAPÉ, de Roney Freitas; O Carnaval de Rua É Festa do Povo, de Uilton Oliveira; O Som da Pele, de Marcos Santos; Pisa na Tradição, de Coraci Ruiz; Sagrado Compor, de Marcelo Abreu e Henrique Dantas; e Até o último sopro, de Benjamin Medeiros.
A programação conta ainda com uma seleção de documentários internacionais inéditos no Brasil, a mostra Música e Máquinas, dedicada a filmes que abordam a música feita por aparelhos eletrônicos, a mostra Flashback, com filmes históricos, e uma intensa programação paralela que inclui encontros, debates, shows exclusivos, feira de vinil e entrevistas com diretores, diretoras e artistas.
IN-EDIT - FESTIVAL
O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona em 2003 e acontece no Brasil desde 2009, com o objetivo de fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento central. A edição de 2024 tem o patrocínio master de Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas; patrocínio do Itaú Unibanco e da Spcine, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; parceria da Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca; e é realizado pela In Brasil Produção Cultural, Sesc São Paulo, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, Governo Federal.