Cerca de 90 bares de Pernambuco participam da 18ª edição do Festival Brasil Sabor, que começou nesta quinta-feira (16) destaca pratos que enaltecem ingredientes e técnicas originais do Brasil. Nesta edição, o Estado se destaca ao bater um recorde nacional com o número de participantes.
Com o tema "Pra toda gente e pra todo Gosto", o Brasil Sabor tem realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e permanece em cartaz até o dia 2 de junho, com preços promocionais. A expectativa de aumento no movimento das casas é de mais de 15% no faturamento.
Receitas especiais com ingredientes regionais
Seguindo a tradição das edições anteriores, o objetivo do festival gastronômico é estimular os chefs dos restaurantes participantes a utilizar toda sua criatividade na elaboração de receitas especiais, valorizando em suas criações técnicas e ingredientes regionais.
"Trata-se de um evento muito importante para os bares e restaurantes, justamente porque ele se apresenta como uma oportunidade de atrair e fidelizar clientes, além de destacar nossa cultura gastronômica e a relevância social do setor de alimentação fora do lar”, diz Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.
Rhaissa Soares, diretora executiva da Abrasel em PE, ainda destaca o recorde de participantes. “Ano passado, já havíamos conquistado um feito inédito ao reunir mais de 80 casas no festival. Com o sucesso da última edição, conseguimos mais uma vez bater o recorde de participantes, serão 90 estabelecimentos no circuito. Um número extremamente relevante porque mostra o engajamento e a união do setor. É a maior adesão do país e da história local do festival”, comemora.
Municípios
Em Pernambuco, o público encontra bares e restaurantes participantes nos municípios de Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Pesqueira, Recife e Tamandaré. A variedade das receitas apresentadas pelas casas também surpreende.
Fazendo jus ao tema desta edição, há opções para todos os gostos, o que passa por crepes, caldos, pizzas, risotos, massas, petiscos, hambúrgueres, frutos do mar e até bolo de rolo e outros quitutes.
Restaurantes
O Moendo na Laje, por exemplo, participa com o "Sol a Pino", um baião de dois cremoso com medalhão de sol, finalizado com crispy de couve. Já o Don Ernesto chega com o "Ravioli de Carne de Sol e Requeijão", com recheio de carne de sol puxada com cebola e requeijão, servido ao molho de queijo. Já o Tio Pepe apresenta o "Camaranguejo", um arroz cremoso com açafrão da terra, molho do chefe e pata de caranguejo.
Quem curte petiscos, pode experimentar o caldinho do restaurante Gota Serena. Trata-se de um caldinho de feijão mulato que cozinha o ovo de codorna na hora, sendo servido em um recipiente de barro.
O La Brasa Burger traz o “Baconese Nordestino”, com pão tradicional com gergelim, maionese baconese, alface, tomate, cebola roxa, blend de fraldinha, queijo muçarela, bacon e carne de sol desfiada.
Já o Oficina do Sabor chega com o combo “Pastel do Reino + Camarão Danado de Bom”. Nele, o pastel recheado com carne de sol e queijo do reino funciona como entradinha, e o camarão ao molho de coco, acompanhado de purê de batata doce e farofa de banana com bacon como o prato principal.
Quem ama os pratos doces, tem como pedidas certas opções como o petit gateau de goiabada e calda de queijo coalho, da Orange Bake Café; ou ainda o bolo de rolo de queijo do reino com goiabada, da Dona Chita Bolo de Rolo. Para conhecer todas as casas participantes do festival, com seus respectivos pratos, acesse: www.brasilsabor.com.br/restaurantes-participantes/pernambuco/.
Vale ressaltar também que além do formato presencial, os consumidores terão a opção de degustar das criações através do serviço de delivery dos restaurantes.