Faleceu neste sábado (8), a professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Nelly Carvalho, aos 88 anos. A escritora havia sido hospitalizada no final da noite da sexta-feira (7), no Hospital Memorial Star, na Boa Vista, e veio a óbito devido a um choque séptico causado por uma broncopneumonia.
Nelly possuía uma ampla carreira na linguística com mais de 20 livros publicados e integrava a Academia Pernambucana de Letras. Além disso, ela atuou como articulista do Jornal Commercio.
O velório da escritora acontecerá no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, das 16h às 19h. Em seguida, haverá a cremação.
Homenagens
Em entrevista ao Jornal do Commercio, o presidente da Academia Pernambucana de Letra, Lourival Holanda declarou que “Nelly Carvalho, na expressão mais funda, "continua" sendo uma referência”.
“O que se vai, esse dízimo que pagamos todos pela condição humana, é bem pouco, junto ao que fica. O enorme humor, a competência: foi a 1ª professora Emérita. Deu aulas na Sorbonne, na Católica nossa, na Universidade Nova, de Lisboa. Nunca cheia de si, embora cheia de saber”, disse.
“Sempre muito charmosa e de uma convivência muito tônica, agradável. Viva a passagem de Nelly, entre nós: nos alegrou e enriqueceu. Somos gratos, muito gratos a Nelly Carvalho”, continuou Holanda.
A Unicap lamentou o falecimento da professora e enalteceu sua carreira através de uma publicação nas redes sociais.
“Nelly deixou um legado inestimável no campo acadêmico”, diz o texto.
“Sua contribuição como membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unicap (PPGCL) foi de grande importância para a comunidade acadêmica”, destaca outra parte da nota.
Em uma entrevista à Assessoria de Comunicação da Católica em maio de 2018, durante evento que foi homenageada pela universidade e amigos, Nelly expressou seu amor pela docência: “A sala de aula sempre me deu entusiasmo para seguir em frente. Ser professora é uma maneira de me doar aos outros”.
Conheça Nelly
Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro da Academia Pernambucana de Letras, professora da Universidade Católica de Pernambuco desde 2014.
Graduada em 1957, mestre em 1982 e doutora em 1993 em Letras, todas as formações foram na UFPE.
Nelly atuava como docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, atuando na Linha de Pesquisa denominada Processos de Organização Linguística e Identidade Social.
Além disso, a professora era integrante da diretoria da Aliança Francesa, conselheira do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, integrante do Conselho Científico da Revista Investigações, como também da Coleção Linguagens da Editora Prismas (Curitiba).