CINEMA

Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco recebe inscrições para sua 6ª edição

Realizadores podem se inscrever até o dia 26 de junho; completando 10 anos, evento ocorre de 2 a 7 de setembro com exibições presenciais e online

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 17/06/2024 às 14:32
Notícia

O MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco está com inscrições abertas para a sua sexta edição até o dia 26 de junho. Os realizadores poderão submeter seus filmes através do site mov-festival.com, onde também é possível conferir o regulamento na íntegra.

Nesta edição, o festival ocorre em 2 e 7 de setembro no Recife, e celebra dez anos de trajetória como vitrine para a produção de jovens cineastas. A programação híbrida inclui mostras nacionais e internacionais, além de oficinas e atividades itinerantes.

Com o objetivo de difundir e exibir curtas-metragens realizados por universitários ao redor do Brasil e do mundo, o festival recebe filmes com, no máximo, 25 minutos de duração, finalizados a partir de junho de 2022. A lista dos filmes selecionados para as mostras competitivas será divulgada em agosto no site do festival.

"O compromisso do MOV Festival é ser a primeira janela de exibição de artistas em início de carreira que logo despontam no mercado nacional, a exemplo do que aconteceu com cineastas premiados internacionalmente como Vinicius Silva, Yasmin Thayná e Lucas Sá. Além disso, queremos estabelecer um networking entre esses realizadores e o acesso à produções desenvolvidas em outros países", explica Vinícius Gouveia, criador e diretor artístico do MOV.

Programação

A sexta edição do MOV oferecerá um panorama da produção cinematográfica universitária em mostras competitivas nacionais e internacionais. Além da difusão e a circulação dos filmes, o festival busca criar redes de conexões onde produções de várias partes do mundo dividem as telas com obras de diferentes estados do Brasil.

Atividades

Neste ano, o evento traz atividades como o MOV LAB: Consultoria de roteiro, produção e pitching de projetos de curtas audiovisuais, e três oficinas: "Finalização de baixo orçamento", "Estudos sobre o Videoclipe e imagens pop" e "Dramaturgia ligeira" – conduzidas por professores e especialistas da área. A retomada do audiovisual pós-pandemia também será tema de um debate ao longo da programação.

Além das atividades mencionadas, o festival ainda inclui discussões sobre a publicação online de artigos acadêmicos, um concurso online de fotografias, o MOV Crítica que reúne a produção crítica de estudantes universitários, e o retorno do MOV Acampa, projeto de hospedagem de estudantes de fora de Recife, principalmente dos estados da região Nordeste.

Sessão ao ar livre

O encerramento do festival contará com uma sessão ao ar livre, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com os filmes premiados.

Além da sexta edição do evento, o MOV realizou o MOV Circula, projeto de exibição itinerante pela cidade do Recife em escolas e comunidades mapeadas junto à Secretaria de Juventude do município. No mês de maio deste ano, a iniciativa ocupou os Terminais Integrados de Joana Bezerra e CDU, e projetou filmes no espaço que puderam ser assistidos pelos passantes e passageiros de forma gratuita.

SERVIÇO
MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco
Quando: 2 a 7 de setembro no Recife
Inscrições até 26 de junho no site mov-festival.com
Contato: [email protected]

Tags

Autor