Mestre Ambrósio quebra hiato de 23 anos sem inéditas com xote para o São João
"Pela Janela" é o primeiro lançamento da banda desde o álbum "Terceiro Samba" (2001): 'É uma celebração do nosso reencontro', diz Sérgio Cassiano
O grupo pernambucano Mestre Ambrósio, um dos frutos do manguebeat na década de 1990, saciou a saudade dos fãs ao retornar com uma turnê que circulou todo o País, a partir de 2022. Contudo, ainda faltava um lançamento inédito.
A banda escolheu este período junino para quebrar um hiato que já durava 23 anos. "Pela Janela" é o primeiro lançamento da banda desde o álbum "Terceiro Samba" (2001).
A faixa tem a melodia guiada pelo universo do forró, mais particularmente do xote. Em termos gerais, a sonoridade não se prende ao passado, mira o hoje e instiga uma direção ao que está por vir.
Produção
A produção musical é de Mazinho Lima e Mauricio Bade, integrantes da banda. "Os shows trazem muitas possibilidades de experimentação que mostram a resposta imediata de quem está ali presente", comenta Sérgio Cassiano (vocal e percussão).
"Acredito que essa experiência do ao vivo acaba sendo impulsionada quando se tem músicas novas. São como energias que se retroalimentam. Então é natural que surjam músicas nessa retomada. Ela é uma celebração do nosso reencontro".
Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro), Mazinho Lima (baixo e coro) e Mauricio Bade (percussão e coro) completam a formação.
Composição
A letra se ateve à uma poesia que fala de interações, percepções, subjetividades e de afeto – com um olhar que evidencia a força feminina. "É uma canção muito intensa nesse sentido poético. Ela guarda muita expressão em cada uma de suas frases", diz Sérgio.
Os versos carregados de encantos e sensações sugerem imagens de corpos que flutuam. Esta foi a inspiração para a capa do single, inclusive, assinada pelo coletivo audiovisual Fiteiro, que traz como símbolo central um abraço.
Agora, "Pela Janela" entra para o repertório dos shows do sexteto. Como a experiência ao vivo serve como ponte para novas músicas, os fãs permanecem na esperança de um novo single... ou quem sabe um álbum?