Artistas da dança, especialmente coreógrafas, bailarinas e atrizes, já podem se inscrever para a oficina “Corpoluz Germinar para Florestar - Ramificando Narrativas como Dramaturgia Cênica Coletiva”, promovida pela iluminadora e artista da dança Natalie Revorêdo.
A oficina será realizada no Espaço Cênicas, Bairro do Recife, entre 12 de agosto e 18 de setembro, às segundas e quartas-feiras, culminando em um experimento cênico de dança no Teatro Marco Camarotti, Sesc de Santo Amaro, nos dias 28 e 29 de setembro. Serão 30 vagas, com inscrições no Instagram. O projeto tem apoio do Funcultura-PE.
Cinco artistas da dança, canto e performance participarão como facilitadoras, cada uma liderando um dia de oficina, compartilhando suas experiências e métodos criativos. Natalie Revorêdo estará presente em todos os encontros, garantindo a integração entre corpo e iluminação como elementos essenciais na construção da dramaturgia. Ao final do processo, o grupo, composto por facilitadoras e alunas, terá desenvolvido uma obra artística de dança, onde cada participante contribuirá, seja no palco, trilha sonora, figurino, iluminação ou outras áreas criativas que compõem o espetáculo.
Natalie Revorêdo conduzirá os encontros em sete datas específicas, além de artistas convidados nos dias 19 de agosto (Briê Silva), 26 de agosto (Flaira Ferro), 2 de setembro (Surama Ramos), 9 de setembro (Sandra Rino) e 16 de setembro (Lau Veríssimo).
“A ideia do projeto ‘Corpoluz’, já em sua segunda edição, é qualificar fazedoras da dança, especialmente coreógrafas, bailarinas e atrizes, apresentando a iluminação e outras linguagens da cena como elementos que ampliam as possibilidades do corpo na cena e além dela”, explica Natalie Revorêdo.
A qualificação visa esclarecer conceitos técnicos e estéticos da luz em uma culminância artística, explorando como a luz pode guiar o corpo que dança e vice-versa, estimulando o autocuidado e a rede de apoio entre mulheres, segundo Natalie.