Imperatriz das Artes: Um encontro cultural no Centro do Recife

Feira Imperatriz das Artes vai reunir cem expositores de artesanato, gastronomia e shows na tradicional Rua da Imperatriz, no sábado (28)

Publicado em 20/09/2024 às 13:23 | Atualizado em 20/09/2024 às 14:28

A primeira edição da Feira Imperatriz das Artes acontecerá no próximo dia 28 de setembro, no bairro de São José, na área central do Recife.  

O evento cultural e gastronômico promete reunir cem expositores, oferecendo uma tarde com atividades para todas as idades com o objetivo de reviver a Rua da Imperatriz. 

Das 13h às 20h, o público poderá circular pelo espaço e explorar produtos artesanais, degustar delícias típicas, apreciar boa música, além de celebrar a herança cultural e histórica do centro da cidade.

Coração do Recife

Divulgação
Imagem da Rua da Imperatriz, no centro do Recife - Divulgação

Segundo a coordenadora geral do evento, Milena Gomes, o objetivo da Feira Imperatriz das Artes é celebrar a cultura e o comércio local, além de reconectar os moradores da cidade com a rua histórica.

“Organizamos a Feira de Artes para que os recifenses possam redescobrir e se reconectar com o coração da cidade", destaca.

O cenário escolhido, a emblemática Rua da Imperatriz, foi um dos principais centros comerciais do Recife até o início dos anos 2000, e agora será revivida com toda sua energia e história.

O evento surge com o objetivo de atrair tanto moradores da cidade como turistas, promovendo a circulação e a redescoberta de um dos locais mais tradicionais do centro do Recife.

A coordenadora geral da feira também destaca a importância desse projeto para a cidade:

"A Rua da Imperatriz é um retrato do que o Recife foi e deixou de ser: um centro comercial muito efervescente. Pensando nisso, tivemos a ideia de fazer o evento para dar vida novamente para essa rua que é tão linda e repleta de casarões históricos", afirma Milena Gomes. 

Arte, gastronomia e atividades para todas as idades

Serão cem barracas distribuídas ao longo da Rua da Imperatriz, com expositores oferecendo uma vasta gama de produtos artesanais, incluindo moda, beleza, design e artes plásticas.

Os visitantes podem adquirir obras de arte exclusivas, em um ambiente descontraído e ao ar livre.

Comidas típicas da culinária pernambucana estarão disponíveis, além de quatro cervejarias artesanais locais.

A feira ainda contará com artistas locais e bandas independentes se apresentando ao longo do evento.

Inclusão e diversão para toda a família

A Feira Imperatriz das Artes contará com uma área exclusiva dedicada às crianças, com atividades e atrativos infantis.

Intérpretes de Libras estarão presentes nos shows, e haverá uma área reservada em frente ao palco para atender Pessoas com Deficiência (PcD).

Esse é um projeto realizado através do edital Multilinguagens Recife Criativo, financiado pela Lei Paulo Gustavo, da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).

É uma iniciativa que não apenas visa reviver a Rua da Imperatriz, mas também fomentar a cultura local e promover a economia criativa.

A história viva da Rua da Imperatriz

A Rua da Imperatriz tem um valor histórico incomparável para a cidade do Recife.

Datada do século XVIII, ela surgiu como parte de um aterro para a construção da nova Ponte da Boa Vista, em 1740.

Inicialmente chamada de “Aterro da Boa Vista”, a rua foi renomeada em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, após a visita do casal real a Pernambuco em 1859.

Com o tempo, a rua se consolidou como um importante centro comercial, abrigando lojas, mercados e diversos estabelecimentos.

A Rua da Imperatriz é, também, o local de nascimento do abolicionista Joaquim Nabuco, em 1849.

Serviço

  • Evento: Feira Imperatriz das Artes
  • Data: Sábado, 28 de setembro
  • Horário: Das 13h às 20h
  • Local: Rua da Imperatriz, bairro de São José, Recife
  • Entrada: Gratuita

Tags

Autor