CULTURA

Dia do Frevo: Entenda o motivo do ritmo pernambucano ser celebrado em duas datas diferentes

O estilo musical é prestigiado em duas efemérides anuais: nos dias 14 de setembro e 9 de fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 14/09/2021 às 11:49
Notícia
X

Nesta terça-feira (14) comemora-se o Dia Nacional do Frevo, aclamado ritmo pernambucano. A dança foi batizada com esse nome em referência à rapidez no movimento dos pés e corpo, como se o chão estivesse “fervendo”. No entanto, a data comemorativa pode confundir, já que o estilo musical é prestigiado em duas efemérides anuais: nos dias 14 de setembro e 9 de fevereiro.

>> Em comemoração ao Dia Nacional do Frevo, Paço promove festa virtual com o melhor do ritmo

>> Dia Nacional do Frevo é comemorado com programação especial

Acontece que a dupla celebração é marcada pela relação do ritmo com a imprensa. O dia 9 de fevereiro de 1907 ficou marcado na história do Frevo após o nome ser citado pela primeira vez em um veículo de comunicação, no Jornal Pequeno do Recife. Já a segunda data foi escolhida em homenagem ao nascimento do jornalista Osvaldo Almeida, personalidade responsável por formalizar o batismo do Frevo na mídia.

História

Nascido em Pernambuco, entre o final do século XIX e o início do século XX, a dança envolve todos que a conhecem com as suas melodias - originalmente sem letras. Mas é necessário habilidade para executar com maestria a coreografia, que mistura passos de capoeira com ballet e cossaco, e envolve muitos rodopios e saltos com a simbólica sombrinha colorida.

O ritmo possui imensa importância para a cultura, sendo considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012. A riqueza cultural, de acordo com a organização, é transmitida entre as gerações e constantemente recriada pelas comunidades e grupos, o que gera um sentimento de pertencimento.

A manifestação cultural é também responsável por caracterizar o Carnaval da região. O Frevo é dividido ainda em três ritmos: frevo-canção; frevo-de-rua; frevo-de-bloco.

Seja em fevereiro, março ou setembro, o importante mesmo é celebrar o rico estilo musical!

Tags

Autor