Acidente aéreo

Avião que caiu com Marília Mendonça é retirado do local do acidente para ser periciado

A empresa responsável pelo transporte da aeronave informou que a previsão é que ela seja levada para o aeroporto por volta das 18h

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 07/11/2021 às 16:31 | Atualizado em 07/11/2021 às 21:40
Notícia
X

Atualizada às 18h50

O avião bimotor que caiu com a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas na última sexta-feira (5) na zona rural de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais, será levado para o aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro (RJ), para a continuidade da perícia.

De acordo com o G1, os trabalhos começaram por volta das 9h e havia a expectativa que se encerrassem ao final do dia, mas devido à dificuldades encontradas no processo a conclusão foi adiada. A nova previsão é de que ele seja transportado na madrugada desta terça-feira (9). 

A primeira etapa da operação foi executada na noite do sábado (6): a retirada da aeronave da correnteza da cachoeira onde caiu para um local próximo, com um terreno mais elevado. Já neste domingo (7), ele foi içado como auxílio de um guincho de arrasto de 200 toneladas e um caminhão para outro local também próximo. O avião teve suas asas cortadas para facilitar o transporte.

DIVULGAÇÃO / FERVEL AUTO SOCORRO
O avião foi levado neste domingo (7) para o Aeroporto de Caratinga para a continuidade da perícia - DIVULGAÇÃO / FERVEL AUTO SOCORRO
Divulgação / Fervel Auto Socorro
O avião bimotor caiu com a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas na última sexta-feira (5) na zona rural de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais - Divulgação / Fervel Auto Socorro
Handout / Minas Gerais Fire Department / AFP
Bombeiros recuperam os pertences das vítimas nos destroços do avião acidentado onde a cantora Marília Mendonça morreu na tarde da sexta-feira (5) em Caratinga - Handout / Minas Gerais Fire Department / AFP

Os planos eram de que o avião fosse levado até o aeroporto de Caratinga, que fica no município vizinho de Ubaporanga (MG). Com os problemas de logística, a empresa responsável pelo transporte da aeronave decidiu levá-la para um pátio de sua propriedade, para então seguir para o Rio de Janeiro. Ela deve ficar em um hangar do aeroporto do Galeão. 

Os bombeiros pediram um dia para fazer a limpeza da mata no entorno do local do acidente, para possibilitar a retirada dos motores, um deles encontrado em uma área mais distante do avião. A limpeza deve ser realizada nesta segunda-feira (8). 

Um helicóptero da Polícia Militar vai retirar os motores e colocá-los em um caminhão, responsável pelo transporte terrestre até a capital fluminense. 

Perícia

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), uma segunda etapa da perícia será realizada em um hangar do aeroporto, onde ficará a aeronave, pelo próprio Cenipa e pela Polícia Civil de Minas Gerais. 

 

Após o trabalho, a empresa responsável pela aeronave, a PEC Táxi Aéreo foi autorizada a recolher os destroços. Por meio de nota, a PEC lamentou o acidente e garantiu que acionou as autoridades assim que tomou conhecimento do ocorrido. 

"A respeito da operação, cumpre mencionar que: (a) o avião envolvido no acidente era devidamente homologado pela Anac para transporte aéreo de passageiros e estava plenamente aeronavegável; (b) a tripulação engajada na operação tinha grande experiência de voo e também estava habilitada pela Anac, com todos os treinamentos atualizados; (c) as condições meteorológicas eram favoráveis", diz trecho da nota. 

A empresa finaliza a nota dizendo que está a disposição das autoridades para investigar as causas do acidente e se compromete a prestar auxílio aos familiares das vítimas. 

Leia a íntegra da nota da PEC Táxi Aéreo:

"A PEC Táxi Aéreo lamenta profundamente o acidente trágico ocorrido na tarde dessa sexta-feira (05/11/2021) com sua aeronave, o qual ocorreu nas proximidades do aeroporto de Caratinga-MG. A empresa, assim que tomou conhecimento do ocorrido, acionou as autoridades competentes para a imediata promoção do resgate necessário.

Todos os ocupantes da aeronave (três passageiros[as] e dois tripulantes), lamentavelmente, vieram à óbito - sendo que a PEC se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e lhes presta as sinceras condolências.

A respeito da operação, cumpre mencionar que: (a) o avião envolvido no acidente era devidamente homologado pela Anac para transporte aéreo de passageiros e estava plenamente aeronavegável; (b) a tripulação engajada na operação tinha grande experiência de voo e também estava habilitada pela Anac, com todos os treinamentos atualizados; (c) as condições meteorológicas eram favoráveis.

As causas do evento ainda são incertas e serão devidamente apuradas pelas autoridades aeronáuticas. A PEC se coloca à disposição das autoridades e prestará os devidos auxílios aos familiares das vítimas". 

Tags

Autor