A banda pernambucana Sonika lança "Calma", single que integra o próximo álbum do grupo, previsto para o próximo semestre. A música, composta pelo vocalista Rafael Giordani, mergulha em temas universais como perda, autoavaliação e superação.
Apesar de tópicos densos, a sonoridade é alegre, solar, positiva, e a letra pede "calma e paciência" diante das adversidades da vida. A faixa está disponível em todas as plataformas digitais.
'Um grito silencioso'
A narrativa segue personagens imaginários e reais que, em algum momento de suas vidas, se desconectam do ritmo frenético da existência, percebendo que chegaram a lugares que sempre sonharam, mas que não eram exatamente o que imaginavam. Uma dessas personagens é retratada como alguém orgulhosa de suas realizações passadas, mas que, por medo de novos erros, hesita em escolher outros caminhos.
"Essa ambivalência emocional adiciona complexidade à música, criando uma tensão entre a vontade de progredir e o receio de falhar novamente", comenta Giordani, que compôs a letra após um problema de saúde.
"Calma foi um grito silencioso dado pelo meu corpo e que, na sua reverberação, pediu licença às angústias de outras pessoas para falar de maneira plural", complementa.
A sonoridade e o ritmo desempenham um papel crucial na experiência musical, alternando entre momentos intensos e suaves, acompanhando as emoções transmitidas pela letra. “Como arranjo e melodia, é uma música bastante solar, alegre e positiva. Como poesia, talvez seja uma das mais pesadas da banda. É uma crítica em 90% de sua estrutura, mas que deixa um caminho de saída”, compara.
Disco
Calma abre as portas para o lançamento do segundo disco da Sonika, ainda sem título. “Em 2024, teremos muitas músicas inéditas, dois discos novos, sendo um temático”, antecipa Giordani.