Em reportagem realizada dois dias antes do segundo turno das eleições deste ano, os jornalistas Caco Barcellos e Chico Bahia, do programa Profissão Repórter, da TV Globo, flagraram um suposto caso de assédio eleitoral em Coronel Sapucáia, município do Mato Grosso do Sul.
O programa foi exibido ontem (01) e mostrou uma reunião que contava com os beneficiários do Auxílio Brasil que foram convocados, segundo moradores, para declarar o voto em Jair Bolsonaro (PL), atual chefe do Executivo que foi derrotado nas urnas no último domingo (30).
Na filmagem, é possível ver uma mulher que informa que é assessora da secretária, organizadora do "evento":
“Tem a ver de demonstrar o que o presidente e o governador estão fazendo pelas pessoas”.
Logo em seguida, um homem aparece no vídeo e informa a equipe que "é melhor vocês ficarem na sua!", em tom agressivo.
Assédio Eleitoral
De acordo com o relato de uma moradora, "teria que votar no 22, porque senão, não teria mais verba para vir para cá".
“Eu fui. Chegamos lá; eles, sinceramente, falaram sobre o Auxílio Brasil, porém a parte foi só sobre política. Que teria que votar no 22, porque se não, no caso, não teria mais verba para vir para cá, né? Aí pararia com tudo: pararia de fazer o asfalto, as escolas. Você chega lá, se você está precisando... Vamos supor: você precisa para sobreviver o auxílio e o vale renda, você muda seu voto na hora com medo de perder o benefício. Pediram para colocar o nome, colocar o documento, o número de celular. Porque, no caso, esses nomes iriam lá não sei para onde. Para mim, aquilo foi uma pressão sobre as pessoas. Isso é promoção do prefeito, né?”
Prefeito da cidade mandou equipe sair da cidade
Ainda na reportagem, o repórter Caco Barcellos recebe uma ligação do prefeito da Cidade, que diz que "se ele quiser continuar na cidade", é "sua conta em risco":
“Fiquei preocupado, extremamente preocupado. Eu sugeriria para vocês terminar a pauta o quanto antes. Se você quiser continuar aqui na cidade trabalhando, é o teu trabalho. É assim: sua conta e risco. Mas eu conheço bem aqui a cidade. É complicado”.
Senador pede proteção às testemunhas que apareceram na reportagem
O senador Humberto Costa (PT) informou que irá protocolar um pedido junto ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para garantir proteção às testemunhas que apareceram durante a reportagem veiculada ontem (01) no programa Profissão Repórter, da TV Globo: