O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é uma ferramenta que busca identificar os grupos familiares de baixa renda.
Seu objetivo é possibilitar ao governo uma compreensão mais detalhada da situação socioeconômica dessa parcela da população.
Com a inscrição no CadÚnico, é possível participar de programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida etc.
Confira como se inscrever no CadÚnico:
QUEM PODE SE INSCREVER NO CADÚNICO?
Confira os requisitos para se inscrever no CadÚnico:
- Morar em área rural ou urbana;
- Estar em situação de vulnerabilidade social;
- Ter a intenção em participar de programas sociais do Governo Federal.
COMO SE INSCREVR NO CADÚNICO?
Para se inscrever no Cadastro Único, é necessário ir pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor responsável pelo Bolsa Família.
Vale ressaltar que não é preciso levar todas as pessoas que vivem na sua residência.
Porém, é importante levar os documentos necessários de todas as pessoas que moram na sua casa para não perder a viagem. Confira quais são:
- CPF;
- Documento de identificação (de preferência, o RG);
- Comprovante de residência (de preferência, a conta de luz).
Depois da ida ao posto de atendimento, basta marcar o dia da entrevista para responder ao questionário que é feito pelos assistentes sociais.
É importante ressaltar que a inscrição no CadÚnico não garante o recebimento automático do Bolsa Família. Periodicamente, o governo federal identifica de forma automática as famílias que serão incluídas e que irão começar a receber as parcelas do benefício.