Lula e Macron inauguram submarino Tonelero no Rio de Janeiro
Embarcação militar foi construída por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), parceria entre Brasil e França

O presidente Lula e o presidente da França, Emmanuel Macron, participarão do lançamento do submarino Tonelero nesta quarta-feira (27), em Itaguaí, no Rio de Janeiro.
A embarcação foi construída por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria de cooperação firmada em 2008 entre Brasil e França.
LEIA TAMBÉM: Lula confunde Macron com ex-presidente da França durante viagem oficial do francês
O equipamento militar é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil. Antes dele, já foram lançados os submarinos Humaitá e Riachuelo.
O programa de transferência de tecnologia entre os países pretende entregar cinco submarinos até 2033, sendo quatro convencionais e um nuclear.

O Tonelero será batizado pela primeira-dama do país, Janja Lula da Silva, seguindo uma tradição da Marinha do Brasil.
Submarino Tonelero
O submarino Tonelero tem 71,62 metros de comprimento e 15 metros de altura. A embarcação tem capacidade de deslocamento de 1.870 toneladas e pode ficar em operação por até 70 dias.
O Tonelero foi construído para superar a profundidade de 250 metros e atingir uma velocidade máxima de 37km/h, com capacidade para abrigar 27 praças e oito oficiais da Marinha.
A embarcação será equipada com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas.
Após o lançamento, o submarino ainda passará por testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, além de sua estabilidade no mar.
Submarino Humaitá e Riachuelo
Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos em operação:
- Tupi, modelo IKL-209 construído na Alemanha;
- Tikuna, modelo IKL-209 construído no Brasil;
- Riachuelo e Humaitá, os primeiros do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB), construídos no Brasil.