Lula teme PL sobre motoristas de Uber após greves no país
Lula se preocupa com interpretação do público sobre PL dos motoristas de aplicativos como o Uber, presidente considera que protestos são causados pela mensagem do governo não estar clara

A reação dos motoristas de aplicativo sobre o Projeto de Lei (PL) para regularizar a profissão causa preocupação no presidente Lula (PT).
Segundo informações da coluna de Malu Gaspar no Globo, Lula já expressou sua preocupação sobre o PL para aliados.
LULA SE PREOCUPA COM VISÃO DE PL SOBRE UBER
Na terça-feira (26), enquanto os motoristas de aplicativos como o Uber protestavam em diversas cidades do Brasil, Lula cobrava aos seus ministros uma melhor comunicação sobre o projeto para os eleitores.
O entendimento do presidente é de que o foco do projeto não está bem alinhado para o público. O plano de Lula é apresentar o PL como uma forma de assegurar garantias trabalhistas aos motoristas, sem tirar a autonomia do grupo.
Entre os esclarecimentos que o Governo Lula considera que precisa ser feito é de que a contribuição previdenciária dos motoristas de Uber só será obrigatório para aqueles que não contribuem com o INSS em outras áreas.
Alguns grupos de motoristas por aplicativo temem que se torne obrigatório a sindicalização da profissão, enquanto o governo Lula nega a possibilidade. Outros trabalhadores consideram que o valor mínimo é pequeno.
Especialistas também avaliam que as mudanças na legislação aumentem o preço das corridas para evitar aumentar os gastos com os impostos exigidos.