O contador Ricardo Silva, que há mais de vinte anos assessora pessoas físicas e jurídicas em suas relações com a Receita Federal, lançou um alerta aos contribuintes, para que não deixem para a última hora a entrega de sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.
Ele lembra que o prazo para a entrega da Declaração vai até 31 de maio, mas quem deixa para o último dia corre o risco de perder o prazo e arcar com todas as consequências, inclusive o pagamento de multa.
“No último dia pode acontecer de tudo, inclusive o sistema da receita ficar sobrecarregado, entrar em pane e não transmitir a declaração”, diz o contador que, além de ser formado em ciências contábeis, ainda cresceu auxiliando o pai, Ariovaldo Silva, dono de um importante escritório de contabilidade.
A entrega da declaração é uma obrigação anual para todas as pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis no ano anterior.
Leia mais: Lote de restituição do Imposto de Renda com R$ 9,5 bilhões
Para garantir a correta apresentação da declaração em 2024, é importante estar ciente dos documentos necessários e da importância da entrega.
Os mais importantes são os comprovantes de rendimentos, como salários, aluguéis, ações, entre outros – que já são inseridos no formulário da receita automaticamente, assim que o contribuinte digita seu CPF, facilitando o trabalho.
Também devem ser incluídas informações sobre despesas médicas e odontológicas; informações sobre gastos com educação; e informações sobre imóveis e veículos.
Leia também: PIS Pasep: mudança importante pode garantir pagamento em dobro
É importante que esses documentos sejam mantidos em ordem e arquivados para fins de consulta futura.
A importância da entrega da declaração de imposto de renda permite à Receita Federal verificar se o contribuinte está cumprindo com suas obrigações fiscais.
Além disso, a entrega da declaração é uma oportunidade para o contribuinte solicitar restituições ou abatimentos de impostos devidos.