O Itamaraty anunciou, na última semana, o concurso público para diplomatas de 2024.
Os salários são de R$ 20,9 mil e todas as vagas são para o cargo de Terceiro-secretário, referente ao estágio inicial da carreira de diplomata.
Para concorrer, o candidato precisa apresentar um diploma de nível superior, em qualquer área, desde que seja reconhecido pelo Ministério da Educação.
A Banca organizadora é o Instituto Rio Branco e o valor da taxa de inscrição é de R$ 229,00. Para se inscrever ou obter mais informações, clique aqui.
Os candidatos deverão passar por uma prova com grande abrangência de áreas de conhecimento, e que será realizada nos 26 estados e no Distrito Federal.
A avaliação ainda não possui data definida.
O processo seletivo do concurso de Diplomata, é considerado um dos mais difíceis do Brasil.
Isso acontece devido à alta concorrência, ao grande leque de assuntos abordados e à necessidade de ser fluente em pelo menos dois idiomas estrangeiros.
O que faz um Diplomata?
De acordo com o Itamaraty, os aprovados devem colher as informações necessárias à formulação de política externa e participar de reuniões internacionais com o intuito de negociar em nome do Brasil.
O cargo para o qual estão sendo ofertadas as vagas é o de Terceiro-secretário, nível mais baixo na hierarquia dos diplomatas.
Os cargos subsequentes, que os aprovados poderão seguir durante a carreira são:
- segundo-secretário;
- primeiro-secretário;
- conselheiro;
- ministro de Segunda Classe;
- ministro de Primeira Classe (embaixador).
Para atingir o cargo mais alto da hierarquia, é necessário que o diploma tenha, no mínimo, 20 anos de serviço na carreira, sendo 10 prestados no exterior.