COVID-19

Por causa de coronavírus, TAP reduz voos entre Portugal e Brasil aumentando o drama de turistas brasileiros

Com a decisão, que está prevista para durar até 19 de abril, a empresa deve manter em funcionamento apenas 15 das cerca de 90 rotas que opera

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 19/03/2020 às 9:03 | Atualizado em 19/03/2020 às 17:30
EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
EUROPA Plano de reestruturação da empresa aérea foi aprovado - FOTO: EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM

Em meio ao drama de turistas pernambucanos para voltarem de Lisboa para o Recife, a companhia aérea portuguesa TAP anunciou na manhã desta quinta-feira (19) a redução de sua operação a partir da segunda-feira, 23 de março de 2020, como principal medida de contenção do novo coronavírus (Covid-19). Com a decisão, que está prevista para durar até 19 de abril, a empresa deve manter em funcionamento apenas 15 das cerca de 90 rotas que opera.

» Coronavírus: Austrália proíbe entrada de estrangeiros e de quem não mora no país

» Coronavírus: conheça os dois hospitais no Recife que receberão exclusivamente pacientes com a doença

» Caixa vai reduzir juros e pausar pagamento de dívidas por causa do coronavírus

Em comunicado divulgado no site da companhia, a TAP afirma que nas últimas 24 horas foram verificadas “evoluções significativas” da pandemia da Covid-19 e que, por isso, vai “reduzir de forma expressiva a operação e parquear grande parte da sua frota de aviões”.

“A TAP assegurará os voos em todas as rotas em que os mesmos sejam possíveis, de modo a dar resposta à missão de transportar os seus clientes para junto das suas famílias”, pontua a empresa.

A partir de segunda, a TAP irá operar apenas três voos por semana ligando a capital portuguesa Lisboa a São Paulo.

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

 

Cancelamento de voos para o Recife

Desde essa quarta-feira (18), a TAP já havia cancelado os voos entre Lisboa e o Recife e havia anunciado que, em todo o Brasil, a empresa só continuaria operando para o Rio de Janeiro e São Paulo. Com a decisão desta quinta, a partir da segunda (23), apenas o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, receberá desembarques da TAP.

A decisão decorre de determinação do governo português na noite da terça (17) após o fechamento das fronteiras da União Europeia. “A partir das 24 horas de amanhã (quarta-feira, 18), estarão suspensos todos os voos internacionais para fora do espaço da União Europeia (UE) e de fora do espaço da UE para qualquer país da UE”, disse o primeiro-ministro português, António Costa.

“As únicas exceções são os países extracomunitários onde há grandes comunidades portuguesas. Manteremos as ligações aéreas para os países de língua oficial portuguesa. No caso concreto do Brasil, as rotas são restringidas a Lisboa–Rio de Janeiro e Lisboa–São Paulo, ficando suspensos os voos para destinos turísticos", finalizou o premier na quarta, antes da nova decisão.

Segundo a TAP, as rotas para as capitais carioca e paulista serão reforçadas para tentar trazer os brasileiros para casa, mas a companhia ainda não definiu o plano de contingência.

Até então, neste mês de março, a companhia contava com um voo direto diário (ida e volta) entre o Recife e Lisboa, em média, com capacidade para 298 passageiros. A empresa ainda não quantificou o número de clientes que já tinham passagens compradas e precisarão ser realocados nos próximos dias.

A orientação é que os passageiros entrem no site para fazer a alteração de acordo com a disponibilidade de voos. "Quem tem passagem na mão para o dia deve ir ao aeroporto, para que a TAP tome as providências. Os demais devem tentar o site prioritariamente e, em seguida, o call center", diz o assessor da empresa no Brasil, Adriano Araújo.

A TAP também anunciou que não cobrará taxas aos clientes que têm viagens marcadas até o dia 31 de maio e optarem por emitir um voucher não reembolsável com 100% do valor pago para utilizar em um período de até um ano para qualquer destino da companhia. A alteração pode ser feita de forma automática online no site https://myb.flytap.com. Outra alternativa é já remarcar a viagem para qualquer destino até 31 de dezembro de 2020.

Para voos com data posterior ao 31 de maio de 2020, a companhia orienta a aguardar a evolução da pandemia do coronavírus e voltar a verificar as políticas da empresa quando a viagem estiver mais próxima.

JC entrou em contato com a assessoria de comunicação da TAP em Portugal, mas até a última atualização dessa reportagem não havia obtido retorno. 

>> Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco por conta do coronavírus

>> Coronavírus: entenda a diferença entre quarentena e isolamento

>> Saiba como limpar o celular para se proteger do coronavírus

>> Coronavírus: 11 municípios pernambucanos já notificaram casos

OUÇA O PODCAST O FATO É... SOBRE CORONAVÍRUS

>> "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias