Trabalhar de casa se tornou uma saída para muita gente durante o confinamento social para combater a proliferação do novo coronavírus. Mas viver as rotinas da casa e da vida profissional dentro do mesmo ambiente pode ser mais desafiador do que se imagina, além de exigir cuidados que nem todo mundo presta atenção. Por exemplo, qual é a forma correta de se comportar em reuniões online? Será que pode trabalhar de pijama? E, já que está em casa, por que não tirar um cochilo rápido? O Jornal do Commercio separou algumas dicas para ajudar quem está trabalhando no esquema de home office.
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Com a facilidade da tecnologia, é possível "estar no ambiente de trabalho" poucos passos depois de levantar da cama. A ideia de manter o pijama é tentadora. Mas será que é boa? Para Luciana Santos, coordenadora de seleção da Luandre Soluções em Recursos Humanos, essa atitude pode demonstrar descuido.
Caso seja necessário aparecer em uma videochamada, por exemplo, não se preocupar com a etiqueta corporativa e aparecer de pijama ou com aparência descuidada pode gerar uma interpretação equivocada aos colegas, superiores ou clientes. "Todos sabem que o trabalho está sendo realizado de casa, mas demonstrar descuido pode passar a percepção de preguiça, desânimo ou até mesmo descaso, em reuniões, à distância", disse Luciana.
Lembrete: o ambiente de trabalho também vai aparecer na câmera
Se trocar de roupa e manter alguns hábitos da etiqueta corporativa é importante, criar um ambiente de trabalho organizado também. Luciana destacou que o "cenário" onde o colaborador está realizando seu trabalho remoto também aparece na câmera, por isso é necessário mantê-lo organizado, além de ter cuidado com os barulhos, na medida do possível.
Vida pessoal e profissional dividindo o mesmo espaço
Casa é muito mais do que uma estrutura física. Estar dentro dela durante o horário de expediente significa estar perto, em alguns casos, das crianças chamando, do cachorro latindo, do barulho dos vizinhos e outros fatores externos. "Claro que há situações que são inevitáveis no home office, como uma reforma do vizinho de cima, que é algo que no período de quarentena não deve ser comum", destacou Luciana Santos. Ela também chamou atenção para todas as outras situações caseiras que vão contra a etiqueta corporativa e que podem ser evitadas.
Organização é fundamental
Mais do que um cenário apresentável para a videoconferência, um ambiente de trabalho organizado tem influência direta na produtividade do profissional. Organizar o tempo, materiais e espaço de trabalho facilita a vida. "Trabalhar de casa não significa não ter planejamento", explicou Luciana.
A coordenadora pontua que há vantagens em trabalhar de casa, como não ter que pegar trânsito, o que otimiza o tempo, mas não quer dizer que o cotidiano não tenha de ter uma agenda, uma vez que os compromissos precisam continuar a ser cumpridos.
O desafio de manter a disciplina
Desmotivação, solidão, dificuldade para se concentrar. O home office desperta sentimentos que talvez o profissional não tenha quando está vivendo sua rotina normal indo ao ambiente externo de trabalho. Para lidar com essas sensações e manter a disciplina no trabalho remoto, a coordenadora de seleção da Luandre aconselha a manter ao máximo possível a rotina original, como manter o horário normal de expediente. "Postergar atividades e se ver obrigado a trabalhar de madrugada só vai adicionar ansiedade à rotina que já está alterada", pontuou.
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