Na última quarta-feira (8), foram divulgados os resultados da ampla concorrência e para pessoas com deficiência, além da homologação do concurso Ebserh com 6.381 vagas para contratação temporária em caráter emergencial, por meio do site da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Os inscritos no processo seletivo emergencial passaram por duas avaliações, sendo elas: prova de títulos e experiência profissional. A exceção ficou para o cargo de técnico de enfermagem, que foi submetido apenas à segunda etapa. O caráter foi classificatório.
De acordo com o edital de abertura, aqueles que discordarem do resultado poderão interpor recursos. O prazo para as contestações será de até dois dias úteis após a análise dos documentos entregues para contratação, devendo o requerimento ser entregue diretamente à Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário Federal para o qual foi convocado.
Com 120 mil inscrições registradas parcialmente, as vagas da seleção para a Ebserh foram distribuídas da seguinte maneira: Médicos (936 vagas), Enfermeiros (1.464 vagas), Técnicos de Enfermagem (3.276 vagas), Fisioterapeutas (585 vagas) e Engenheiros e Arquitetos (120 vagas).
>>Concurso para professor da UPE é prorrogado
>>Coronavírus: concursos públicos são suspensos em Custódia e Limoeiro
>>Por causa do coronavírus, TCE-PE suspende dois concursos públicos no interior de Pernambuco
Os candidatos serão convocados oficialmente para as contratações por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), site da Ebserh. Além dos meios oficiais de divulgação, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail ou telefone informados no ato da inscrição para a sua localização. Para a contratação, será preciso realizar a entrega das documentações necessárias à Equipe de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário Federal para o qual concorreu e foi convocado.
Devido à urgência de reforço nos hospitais, a intenção da Ebserh é realizar a contratação dos aprovados até meado do mês de abril. A informação foi repassada pelo diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa. "Até o dia 15 de abril, uma parte desses profissionais já estará contratada e trabalhando nos HUs", disse Rodrigo Barbosa.
Os candidatos serão contratados de acordo com a necessidade de cada região. Esses profissionais trabalharão por um período inicial de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo, caso a Ebserh necessite. O tempo do contrato pode chegar ao período máximo de dois anos.
O processo seletivo emergencial da Ebserh tem como objetivo melhorar a estrutura dos serviços e atendimentos para combater a contaminação generalizada causada pelo novo coronavírus, a covid-19. Antes de assumirem os postos, os novos contratados passarão por treinamentos específicos voltados para o conhecimento e combate a doença covid-19. A capacitação será feita mediante curso de ensino a distância.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.