Comércio do Recife tem expectativa positiva para o Dia dos Pais

Mais de 60% dos pernambucanos vão comemorar o Dia dos Pais, segundo pesquisa da Fecomércio-PE. O número é menor do que no ano passado mas considerado animador após a reabertura do comércio
Edilson Vieira
Publicado em 28/07/2020 às 20:22
Lojas e restaurantes se preparam para o domingo, 9 de agosto, primeira grande data depois da reabertura do comércio Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-PE apontou que 64% dos pernambucanos pretendem comemorar o Dia dos Pais que, neste ano, cai no dia 9 de agosto. O percentual está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando registrou 76%. Mesmo assim, o fato de mais da metade dos pernambucanos estarem dispostos a celebrar a data é visto como um fator muito positivo para o comércio. A pesquisa ouviu 1.152 pessoas entre os dias 20 e 27 deste mês de julho.

Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE, pontua que esta é a maior intenção de compra após a reabertura do comércio, e aponta um movimento em relação ao aumento no consumo das famílias. “Eu achei 64% um número bom e quebra um pouco aquela visão de que se tinha, no início do isolamento, em relação a queda no comércio”. Um dado curioso da pesquisa é que as pessoas declararam que o principal canal de compra para os presentes será o comércio tradicional, presencial. Embora boa parte tenha declarado que irá fazer as compras pela internet.

“Eu acredito que o segundo semestre vai ser melhor para o comércio. As pessoas já estão habituadas aos protocolos de segurança em relação a prevenção, exigidos no comércio. Já saem de máscara na rua, já levam seu álcool em gel. Então estamos caminhando para uma normalidade dentro do possível, isso vai refletir não apenas na confiança para ir às compras no Dia do Pais, como para outras datas, como o Dia das Crianças”, afirmou Rafael Ramos.

Henrique Medeiros, superintendente do RioMar Recife, destacou a importância do Dia dos Pais por ser a primeira data comemorativa do segundo semestre e a mais aguardada após a reabertura dos shoppings. “As compras online serão mais um canal de vendas que soma-se às nossas expectativas de forma positiva. O RioMar já está preparado, assim como todos os segmentos do shopping, incluindo alimentação, para tornar este dia especial. Acredito que não podemos fazer comparação com o ano de 2019 mas, gradativamente, estamos retomando o ritmo normal de vendas”, afirmou Medeiros.

EMPRESÁRIOS

João Ferreira, gerente geral da Ridouro, importadora dos vinhos Maria Izabel, disse que, no caso dele, o setor de vinhos não sofreu um grande impacto nas vendas por conta da pandemia por ter investido nas vendas online. “Já trabalhávamos com e-commerce e conseguimos manter o negócio de forma bastante sustentável. Com a reabertura das lojas e dos restaurantes estamos muito animados. O Dia dos Pais é uma data que vai ajudar pelo fato de o vinho se prestar tanto para presente como para as celebrações, seja em casa ou nos restaurantes”, afirmou.

O comerciante Beto Carrazzoni, proprietário do restaurante Kisu, localizado no RioMar, já se reuniu com a equipe para montar cardápios e valores promocionais para o Dia dos Pais. “Também reforçaremos o delivery, para quem preferir ficar em casa mas sem abrir mão de uma gastronomia diferente”, afirmou o empresário. Beto esclareceu ainda que as famílias que forem aos restaurantes poderão sim se reunir, desde de que não ultrapassem o número de dez participantes por mesa.

OTIMISMO

O empresário Afrânio Plutarco opera franquias de segmentos variados que vão de alimentação a artigos esportivos. Representante de marcas como Adidas, KFC e Artex, ele disse que, desde a reabertura dos shoppings, no dia 22 de junho, e com a flexibilização do horário de funcionamento do comércio, com duas horas a mais desde a última segunda-feira, tudo colabora para dar um certo ar de normalidade. “Estamos sempre otimistas com o que vem pela frente. Eu atuo também no segmento de cama, mesa e banho, que vem tendo um crescimento de demanda nesta pandemia. Agora, no setor de vestuário existe uma queda. Então estamos focando em promoções e brindes de qualidade para o Dia dos Pais para incentivar as compras”, revelou.

Atuando no segmento da tecnologia, o empresário Rony Silva, dono da iPlace, mantém operações nos principais shoppings do Recife, Olinda e em Caruaru. Ele acredita que o mercado premium vai continuar tendo bons resultados. Rony já vem registrando um aumento entre 15% e 20% nas lojas da iPlace neste semestre, em relação ao ano passado, pelo fato de as pessoas estarem mais em casa e, por isso, terem mais necessidade de estarem conectadas. “Nosso público tem poder aquisitivo elevado e, sem poder viajar ao exterior está se voltando para o mercado interno”, diz Rony. Em relação ao Dia dos Pais, ele tem boas perspectivas. “Eu acredito que os filhos irão querer agraciar os pais com um smartphone, um tablet, pela sensação de conforto e proximidade que esses aparelhos proporcionam”, disse o empresário.

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