Apesar do Governo do Estado ter divulgado, nessa quinta-feira (13), que nenhuma região de Pernambuco vai avançar no Plano de Convivência com a Covid-19 na próxima semana, categorias pontuais ganharam data de liberação para retornar às atividades. É o caso dos mototáxis e das lutas marciais, que podem voltar a trabalhar na próxima segunda-feira (17). Também foi anunciada a prorrogação do decreto que suspende as atividades presenciais da educação básica e ensino superior até o dia 31 de agosto. Desde a última segunda-feira (10), estão liberadas as apresentações musicais nos bares, restaurantes e lanchonetes.
A partir da próxima segunda-feira (17), mototaxistas estão liberados para o trabalho. A regulamentação do transporte público de passageiros em motocicleta, entretanto, estará a cargo das prefeituras.
Os municípios que liberarem a atividade deverão obedecer aos novos protocolos de segurança, para impedir o aumento do risco de exposição à Covid-19. Entre as medidas está o fornecimento de toucas descartáveis aos passageiros e álcool em gel 70% para higienização das mãos antes de manipular equipamentos de proteção; limpeza com álcool 70% do capacete dos passageiros, dos punhos (manopla), das alças de apoio do garupa e assentos da moto na presença de cada novo passageiro; e uso pessoal do capacete para o motorista.
Também será obrigatória a utilização de máscaras para condutores e passageiros durante o trajeto e a viseira do capacete deve permanecer fechada para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1 metro e meio (1,5m), nos pontos ou onde as motos pararem.
Também foi liberado o treinamento de lutas no Estado a partir do dia 17 de agosto. Os estabelecimentos eram os únicos destinados à prática de esportes que ainda não tinham autorização para funcionar desde a retomada das academias de ginásticas, no dia 20 de julho.
"Ao longo das últimas semanas, ocorreu a autorização da retomada de treinamento de modalidades individuais e de competições de modalidades individuais. Estavam excluídas desses treinamentos, as lutas. Englobando no setor de esportes, boxe capoeira, artes marciais como o judô, caratê... Enfim. A decisão que foi tomada pelo comitê de enfrentamento foi de a gente avançar, dar mais um passo, na área de esportes. E a partir de 17 de agosto ficam liberados também os treinamentos da lutas", declarou Frederico Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.
Desde a última segunda-feira (10), estão liberadas as apresentações musicais nos bares, restaurantes e lanchonetes em Pernambuco.Na Região Metropolitana do Recife e zonas da Mata Norte e Sul,os artistas podem se apresentar até as 22h, horário de fechamento desses estabelecimentos. Já no Agreste e Sertão, o horário permitido é até as 20h.
Fred Amâncio também informou nessa quinta-feira que a suspensão das atividades presenciais para o ensino regular e superior foi prorrogada até 31 de agosto. A medida estava prevista até 15 de agosto, por decreto estadual. "Desenvolvemos um plano executivo para essa retomada, tratando que ela deve ocorrer em etapas e observar as maiores e menores idades deles. Por exemplo, priorizando anos como o 3º ano do ensino médio. Mas não temos ainda a definição das datas. O trabalho que está sendo feito é no sentido de que a gente possa trabalhar para a retomada das aulas presenciais das escolas", explicou.
O Plano de Convivência com a Covid-19 completa 76 dias e está em diferentes fases no Estado.
Compreendendo o Grande Recife e a Zonas da Mata, a macrorregião 1 se encontra na etapa mais avançada do Estado, a 7. Assim, os shoppings, centros comerciais e serviços de alimentação, a exemplo de restaurantes e lanchonetes, podem funcionar até às 22h. Além disso, os clubes esportivos podem promover competições também. Os torneios, no entanto, não contarão com a presença do público e toda organização dos eventos deverá respeitar o protocolo de combate ao novo coronavírus.
Igrejas e templos puderem aumentar a capacidade de funcionamento com a chegada da fase 7. Aquelas que possuem espaço para até 999 fiéis podem receber 30% da sua capacidade total, enquanto as instituições com área para mais de mil fiéis poderão funcionar com 20% da capacidade. Por fim, os cursos livres presenciais também retornarão, a partir do dia 17 de agosto. Nessa fase, estão autorizados apenas estudantes a partir de 18 anos de idade e as instituições de ensino só poderão receber até 25% da capacidade. Não estão autorizados os cursos preparatórios para o ENEM, SSA e outros vestibulares ou disciplinas específicas. Seguem fechados os museus e cinemas, parques de diversão, zoológico e serviço público.
Últimas atividades que avançaram:
Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda, Paulista e Recife, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim,Vertente do Lério, Buenos Aires, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, Tracunhaém, Vicência, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, São Vicente Férrer, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba.
O Agreste do Estado segue na etapa 6 do plano. Nesta fase, foi liberado o funcionamento das feiras do polo de confecções do Agreste e a feira do município de Toritama. A ampliação do horário de funcionamento do shoppings não aconteceu para essa região, bem como a abertura de museus e cinemas, parques de diversão, zoológico, ou serviço público.
Última atividade que avançou:
Liberação das Feiras de Polo de Confecções
Cidades: Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.
A macrorregião 3, que compreende parte do Sertão – que tem Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como principais polos –, também segue na etapa 6 do Plano. Os serviços de alimentação podem funcionar das 6h às 20h, com 50% da capacidade de clientes, assim como as academias de ginástica e polos de confecção, ambos com novos protocolos de segurança, na próxima segunda. Da mesma forma, a abertura de museus e cinemas, parques de diversão, zoológico e serviço público permanece suspensa.
Últimas atividades que avançaram:
Cidades: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, São Jose do Egito, Tabira e Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.
Na Macrorregião 4, também no Sertão, os municípios da 7ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Salgueiro, e da 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, estão na Etapa 5 do plano. Está liberado o funcionamento de escritórios com 50% da carga e concessionárias de veículos com 100% da carga.
Últimas atividades que avançaram:
Cidades: Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade e Morelândia.