Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, a empresária Luiza Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, contou sobre o processo de tomada de decisão para criação do programa de trainee exclusivo para pessoas negras. De acordo com Trajano, todo processo começou a partir do momento em que ela começou a observar a escassez de pessoas negras em altos cargos de sua empresa, quando passou a entender sobre o racismo estrutural.
"O racismo estrutural está inconsciente nas pessoas [...] Temos que entender mais o que é racismo estrutural. O dia que entendi até chorei, porque sempre achei que não era racista até entender" afirmou.
- Magazine Luiza abre vagas para programa de trainee exclusivo para pessoas negras, com salário de R$ 6,6 mil
- 'É inaceitável termos só 16% de líderes negros', diz Frederico Trajano, presidente da Magazine Luiza
- Além da Magazine Luiza, Bayer também abre programa de trainee com exclusividade para negros; salários são de R$ 6,9 mil
- Ministério Público do Trabalho rejeita denúncias por ''prática de racismo'' em trainee só para negros do Magazine Luiza
- Saiba como participar dos programas de trainee de grandes empresas e entenda como a seleção de trainees 2021 do Magazine Luiza movimentou o mercado
Segundo a empresária, mesmo cobrando por uma presença maior de candidatos negros nos processos seletivos da Magalu, sempre que as seleções eram relacionadas a cargos altos, o retorno era baixo. "Como podemos colocar mais negros se eles não aparecem? O ponto de partida já é desigual [...] O Brasil teve uma escravidão de 350 anos, a maioria é de negros, a maioria na periferia. Essa é a real, então não entram naquilo [no processo]", disse.
O processo de trainee da Magazine Luiza exclusivo para pessoas negras também é aberto para funcionários negros que já atuam na rede. "Tem muitos entrando e ajudando a fazer o programa", afirmou. A partir do trainee, o intuito é que diversas pessoas consigam a capacitação para ocupar cargos de gerência.
A empresária também citou um programa interno da Magazine Luiza, que tem mais de 15 anos de existência, onde qualquer funcionário pode ter acesso a bolsas de estudo. "Educação é um programa do governo, está na constituição". "Pagamos de 30% a 70% [dos cursos] porque as pessoas de nível mais simples não têm condições de estudar e trabalham o dia inteiro", explicou Trajano.
A Magazine Luiza é uma rede varejista de eletrônicos e móveis, fundada em 1957, presente hoje em mais de 18 estados do país e com forte atuação no meio digital. Sua operação de e-commerce ganhou 12 vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico. Luiza Helena Trajano, é sobrinha da fundadora da empresa, Luiza Trajano Donato, e sua gestão foi a responsável pela transformação digital da companhia nos últimos anos.
Comentários