Esta segunda-feira (30) é o último dia para que os contribuintes consigam desconto de até 50% no IPTU 2021 do Recife. O abatimento é feito com base no registro do CPF na emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) na capital para um imóvel próprio ou registrado em nome de terceiros.
- TCE libera a cobrança do IPTU de 2021 pela Prefeitura do Recife
- Prefeitura do Recife instada a revelar nomes de empresários que pagaram IPTU 2021 com desconto de 15%
- TJPE determina sigilo para os contribuintes que pagarem o IPTU de forma antecipada
- Uso do CPF dará desconto que pode chegar a 50% no IPTU do recifense em 2021
Para conceder os descontos, a prefeitura faz uso das notas fiscais de serviços emitidas até 31 de outubro de 2020. Essas notas geram créditos que podem ser utilizados pelos contribuintes. Toda vez que é solicitada uma nota de prestação de serviço, com o número do seu CPF, é gerado um crédito de até 30% do valor pago de ISS.
O somatório dos créditos é revertido em desconto no IPTU. Caso o cidadão disponha de créditos superiores a 50% do seu IPTU, ele terá a opção de escolher outros imóveis para usufruir do benefício, que não se aplica para imóveis com débitos.
Esses créditos podem ser consultados no site nfse.recife.pe.gov.br, mediante uma senha de acesso que pode ser feita no próprio portal da nota. O cidadão também dispõe de um outro canal para realizar a indicação do imóvel de forma rápida e prática, usando o Conecta Recife App.
Para continuar acumulando créditos é importante informar o CPF ao contratar um serviço no Recife. A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é emitida por alguns serviços como academias de ginástica, escolas particulares, faculdades, cursos preparatórios para concursos e vestibulares, cursos de idiomas, lavanderias, barbearias, salões de beleza, clínicas de estética, hotéis, pousadas, oficinas mecânicas, oficinas de eletrodomésticos e computadores, clínicas, laboratórios, gráficas e pet shops.
Adiantamento
Este ano, em virtude da pandemia da covid-19 e a necessidade de mais receita, a Prefeitura do Recife havia liberado a opção do contribuinte adiantar o pagamento do IPTU 2021, com 15% de desconto do valor devido (correspondente ao total pago em 2020). Com a ação, a PCR conseguiu arrecadar R$ 3,012 milhões, correspondentes a 661 contribuintes.
Comentários