COMUNICADO

Ford anuncia fim da produção no Brasil e fechamento de três fábricas da empresa no país

Estimativa da companhia é de que cerca de 5.000 funcionários na América do Sul sejam afetados

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/01/2021 às 16:54 | Atualizado em 11/01/2021 às 23:11
Notícia
X

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11), por meio de comunicado aos investidores, que irá encerrar a produção de carros no Brasil neste ano. De acordo com a montadora, as fábricas de Taubaté, São Paulo, Camaçari, Bahia e de Horizonte, Ceará, serão fechadas.

Em 2019, a empresa norte-americana já havia anunciado o fim das atividades da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Com a nova decisão comunicada nesta segunda-feira (11), a estimativa da companhia é de que cerca de 5.000 funcionários na América do Sul sejam afetados. Segundo o comunicado emitido nesta segunda, a pandemia de covid-19 ampliou o subuso da capacidade manufatureira da empresa.

>> De saída do Brasil, Ford recebeu R$ 20 bi em incentivos fiscais desde 1999

>> Impacto financeiro de fechamento das fábricas da Ford será de US$ 4,1 bilhões 

>> Trabalhadores da Ford em Camaçari, na Bahia, farão assembleia nesta terça-feira

A produção deve parar imediatamente nas fábricas de Camaçari e Taubaté. No entanto, com o objetivo de dar suporte ao estoque de vendas de reposição, algumas partes da fábrica continuarão funcionando por alguns meses. Assim, os modelos Ka e EcoSport da montadora deverão ter vendas interrompidas com o fim dos estoques. Já a planta da Troller, em Horizonte, Ceará, será fechada apenas no último trimestre de 2021.

"A Ford mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo", afirma o comunicado da empresa.

>> 'Poderia ter retardado isso aí mais e aguardado', diz Mourão sobre Ford

>> 'Fechamento da Ford é demonstração da falta de credibilidade do governo', diz Maia

>> Saída da Ford do Brasil terá forte impacto sobre a economia nordestina

De acordo com a montadora, os consumidores da América do Sul deverão ser atendidos pela produção vinda da Argentina, Uruguai e outros mercados. A empresa também informou que irá manter as atividades no centro de desenvolvimento na Bahia, a prova de testes e a sede em São Paulo. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", diz comunicado da empresa.

 

A Ford afirmou que deverá trabalhar com os sindicatos para minimizar os impactos do encerramento da produção. “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, afirmou Jim Farley, presidente e CEO da Ford. 

Tags

Autor