CONSCIENTIZAÇÃO

Abrasel Pernambuco faz campanha pela vacinação contra a covid-19

Entidade que representa os bares e restaurantes defende a imunização como um passo fundamental no combate à pandemia. O setor é muito afetado com as restrições da circulação de consumidores

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 21/01/2021 às 19:43 | Atualizado em 21/01/2021 às 20:31
Notícia
X

Num País em que o simples ato de tomar uma vacina se transforma em discussão política, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel Pernambuco) aderiu à campanha desenvolvida pela entidade nacional defendendo que a imunização é um passo fundamental de combate à pandemia. "A vacinação sinaliza a volta da estabilidade do setor de alimentação fora do lar, que desde o início da pandemia segue passando por momentos de indefinição, com as idas e vindas das restrições por todo o País. Aqui no Estado, por exemplo, está proibido apresentações com música ao vivo e eventos corporativos e sociais durante o período de 30 dias", diz o presidente da Abrasel-PE, André Luiz Araújo.

 >> Profissionais criticam a proibição de eventos anunciadas pelo governo de Pernambuco por causa da covid-19

Com o slogan “Vacina: eu confio”, o objetivo da campanha é transmitir aos consumidores, donos e funcionários dos estabelecimentos a informação de que a vacina é segura e deve ser tomada. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) passou um tempo minimizando a pandemia do coronavírus, se referindo a doença como uma "gripezinha". Mais de 214 mil pessoas morreram por causa da covid-19 no País no levantamento divulgado até as 17 horas desta quinta-feira (21). 

Em Pernambuco,  a campanha já conta com a adesão de diversos bares e restaurantes, como a Oficina do Sabor, com o chef Cesar Santos; Pousada Zé Maria, representada pelo proprietário Zé Maria Sultanum; Cacimba Noronha, Laça Burguer, Grupo Chinatown, Cia do Chopp, Grupo PPM, rede Camarada Camarão, Catamaran, O Poeta, entre outros. Eles estão usando as redes sociais pessoais e dos seus empreendimentos para conscientizar os seus clientes da importância da imunização. 

“Precisamos estar unidos e totalmente focados no combate à pandemia. Por isso mostramos nosso apoio à vacinação, incentivando os grupos prioritários, e, posteriormente, toda a população, a se imunizar. É esse o objetivo da campanha, que tem mobilizado chefs e donos de bares e restaurantes de todo o Brasil”, explica André. 

IMPACTO

Os bares e restaurantes foram muito impactados com as restrições sanitárias que resultaram na limitação de pessoas dentro desses estabelecimentos. Como os casos estão em alta, o governo do Estado anunciou a proibição de eventos, de qualquer tipo, nos próximos 30 dias na quarta-feira (20). Se os casos continuarem aumentando, os parques e praias também poderão ser fechados. 

Nesta quinta-feira (21), foram confirmados 1.985 casos da Covid-19 em Pernambuco, que totalizou 246.799 pessoas infectadas. Desse total, 211.038 pacientes se recuperaram da doença. Nesta quinta-feira (21) também foram confirmados laboratorialmente 35 novos óbitos, registrados entre os dias 29/10/2020 e 20/01/2021. Mais de 10 mil pessoas faleceram em Pernambuco devido à covid-19. 

Tags

Autor