benefício

Liberada a consulta de mais de 236 mil novos aprovados no auxílio emergencial; veja se você é um deles

Desse universo de novos elegíveis, os nascidos entre janeiro e maio receberão a primeira das quatro parcelas na próxima quinta-feira (15)

Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce

Publicado em 10/04/2021 às 9:36 | Atualizado em 12/04/2021 às 12:32
Notícia
X

O Ministério da Cidadania liberou neste sábado (10) a consulta para mais de 236 mil novos beneficiários do novo auxílio emergencial. Após reprocessamento de dados, eles foram consideradas aptas a receber o benefício do Governo Federal. A consulta pode ser feita no site www.cidadania.gov.br/auxilio.

Desse universo de novos elegíveis, os nascidos entre janeiro e maio receberão a primeira das quatro parcelas na próxima quinta-feira (15). Os que nasceram depois de maio entram no calendário normal de repasses já divulgado pelo Ministério da Cidadania (veja abaixo).

>>> Auxílio emergencial: tire suas dúvidas sobre o benefício em 2021

Você pode ter interesse: Mais da metade dos brasileiros encara avanço da covid-19 no País com fome e sem renda

Até este domingo (11.04), mais de sete milhões de famílias elegíveis, entre trabalhadores que se inscreveram por meios digitais e integrantes do Cadastro Único que estavam na base de dados do governo em dezembro de 2020, receberão a primeira das quatro cotas previstas no Auxílio Emergencial 2021. Eles representam os nascidos em janeiro, fevereiro e março. Os repasses para contemplar esse grupo totalizam R$ 7 bilhões.

O Congresso Nacional autorizou um investimento de R$ 44 bilhões nesta etapa do programa. O calendário de repasses da primeira parcela será finalizado no dia 30 de abril. O modelo de escalonamento das transferências, adotado no ano passado, segue com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa e nas lotéricas.

Os pagamentos e contestações são realizados pelos meios digitais e que há diversos meios remotos para sanar dúvidas. O cronograma para saques da primeira parcela tem início em 4 de maio para nascidos em janeiro e vai até 4 de junho para quem faz aniversário em dezembro.

Regras para quem recebe o Bolsa Família

Para beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles receberão os repasses de acordo com o calendário habitual do programa, que em abril tem início no dia 16. O Governo Federal verifica se a pessoa cumpre as regras para receber o benefício e se o valor do Bolsa Família é menor do que o Auxílio Emergencial. Essa análise ainda está em processamento.

Tags

Autor