INFRAESTRUTURA

Aeroporto do Recife é o 5º mais movimentado do País no primeiro trimestre de 2021

O empreendimento subiu três posições com relação ao mesmo período de 2020 e representou 6,09% da movimentação aérea brasileira no primeiro trimestre deste ano, segundo informações da Anac.

Angela Fernanda Belfort
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 20/04/2021 às 16:19
Notícia
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
ANAC PE liderou a movimentação de passageiros do Nordeste em 2021, com mais de 1,7 milhão de pessoas - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre - é o 5º maior em número de embarques e desembarques no País, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O terminal fechou o primeiro trimestre de 2021 com 6,09% da movimentação aérea brasileira, e subiu três posições em comparação com o mesmo período de 2020.

 >> Após atrasos por causa da pandemia, Aena Brasil começa reformas no Aeroporto do Recife

De janeiro a março deste ano, 1,7 milhão de passageiros passaram pelo aeroporto da capital pernambucana. No indicador Pousos e Decolagens, o equipamento também está em 5ª colocação, registrando 15,6 mil operações nos três primeiros meses de 2021.

Com relação às cargas, o Aeroporto do Recife, que tem sido importante centro logístico de recebimento e envio de insumos para o combate à pandemia, está ocupando o  4º lugar com uma movimentação de 15 mil toneladas no primeiro trimestre deste ano.

 “Estes números são animadores e refletem nossos esforços em somar qualidade e segurança em nossas operações. Somos um time de colaboradores empenhados em proporcionar aos passageiros a melhor experiência possível, carregando o padrão da Aena”, pontua o diretor do Aeroporto Internacional do Recife, Diego Moretti. A Aena é a empresa que tem a concessão para operar o Aeroporto do Recife. 

Desde o ano passado, tão logo anunciada a pandemia, o terminal passou a adotar rigorosos protocolos de segurança contra a disseminação do coronavírus. No fim de 2020, o equipamento recebeu os Selos Turismo Seguro, idealizados pelo Governo do Estado de Pernambuco, e Safe Travel, da World Travel & Tourism Council (WTTC), em reconhecimento às medidas adotadas.

 COMPANHIA

A Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena que transportou 275,2 milhões de passageiros na Espanha em 2019. Desde o começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros.

Na Espanha, a companhia opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba (Ecasa).

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Aeroporto do Recife foi o 5º mais movimentado do País no primeiro trimestre de 2021 - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias