Turismo

Ministério do Turismo anuncia Recife como Destino Turístico Inteligente

Indicação também contemplou outros nove destinos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/04/2021 às 22:47 | Atualizado em 22/04/2021 às 23:25
Notícia
X

O Recife recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), do Ministério do Turismo (MTura), a indicação de Destino Turístico Inteligente do Brasil (DTI). A chancela foi formalizada durante videoconferência e pretende aumentar o desenvolvimento e a competitividade entre os destinos turísticos do País. O projeto DTI é uma iniciativa que visa alcançar o desenvolvimento tecnológico para o setor, além de apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os turistas quanto para seus moradores.

Ao todo, 10 destinos foram selecionados para receber este projeto-piloto, sendo duas cidades de cada região. Além do Recife (PE), as cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Rio Branco (AC) também ganharam o selo.

As diretrizes de como o projeto vai funcionar ainda serão divulgadas pelo MTur, que escolheu os municípios participantes a partir do mapeamento de cidades com potencial para receber o programa. O MTur garantiu todo o diagnóstico para entregar para as cidades selecionadas as necessidades e possibilidades encontradas em cada destino. Entre as possibilidades do projeto estão a garantia de internet gratuita nos atrativos, melhoria da gestão do turismo, entre outras. 

O modelo metodológico foi criado a partir de uma parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) e contou com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, instituições pioneiras no segmento.

“Para nós, é uma honra fazer parte de uma lista seleta de municípios com o selo de Destino Turístico Inteligente. Somos uma cidade que se destaca pela criatividade, um destino que vai além do turismo tradicional de sol e praia, com museus e atrativos inovadores”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula. Os municípios serão incentivados a prepararem experiências inovadoras aos visitantes, que promovam melhoria da gestão e dos níveis de competitividade turística.

Tags

Autor