funcionamento

Veja como fica o funcionamento de bares e restaurantes neste fim de semana em Pernambuco

Ajustes no Plano de Convivência com a covid-19 foram anunciados pelo governo do Estado nessa quinta-feira (22)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 23/04/2021 às 16:12 | Atualizado em 23/04/2021 às 19:06
Notícia
X

Após o governo de Pernambuco anunciar que alguns ajustes serão realizados no Plano de Convivência com a Covid-19, muitas pessoas têm se perguntado como ficará o funcionamento de bares e restaurantes até o dia 9 de maio, quando termina a prorrogação das medidas restritivas instituídas pelo Estado. Como as novas mudanças foram anunciadas nessa quinta-feira (22), há dúvidas sobre como funcionarão os estabelecimentos neste sábado (24) e domingo (25).

De acordo com o novo decreto de Paulo Câmara, os estabelecimentos terão horário estendido para fechamento, seguindo o horário optado pela abertura. Caso abram às 10h, os bares e restaurantes podem fechar às 18h. Se abertos às 9h, o fechamento é às 17h. Anteriormente, eles só podiam ficar abertos até as 17h.

>> Bares e restaurantes de Pernambuco consideram mudança de horário feita pelo governo ineficaz

>> Shoppings do Grande Recife alteram seus horários de funcionamento nos finais de semana e feriados 

As mudanças, no entanto, só começam a valer a partir da segunda-feira (26). Portanto, para bares e restaurantes, a possibilidade de fechar às 18h só vale a partir do próximo fim de semana. Neste sábado (24) e domingo (25), bares e restaurantes continuam fechando as portas às 17h. 

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco, André Araújo, a mudança não será expressiva. "Uma hora não resolve nosso problema. Praticamente, ficou na mesma. Temos conversas semanalmente com o governo. Vamos esperar a próxima reunião, segunda ou terça, para ver se teve alguma melhora no quadro de saúde", revela.

Já os comerciantes de praia, que até então estão proibidos de trabalhar, poderão voltar para a faixa de areia do litoral pernambucano de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Entretanto, não podem comercializar nos finais de semana. Nesse caso, os comerciantes podem retomar as atividades a partir da segunda-feira (26).

Medidas atuais

Antes mesmo do anúncio, nos corredores do Palácio do Campo das Princesas, interlocutores já apontavam que o governo estadual havia começado a “preparar o terreno” para, no mínimo, prorrogar o atual decreto. A leitura ocorreu após a gestão Paulo Câmara divulgar, no domingo (18), um estudo da Organização Panamericana de Saúde (Opas) no qual Pernambuco e a Região Nordeste registraram as menores taxas de mortalidade por covid-19 do Brasil nos 30 dias que antecederam a divulgação do levantamento.

Atualmente, o Estado passa por um período de retomada das atividades, após quarentena que teve início no dia 18 de março e seguiu até o dia 31 do mês passado. Regidas pelo Plano de Convivência com a Covid-19, as atuais medidas entraram em vigor em 1º de abril, após o governador Paulo Câmara (PSB) assinar um decreto instituindo-as. Com o anúncio desta quinta, elas foram renovadas em grande medida, abrindo apenas algumas flexibilizações quanto ao horário do comércio.

 

Tags

Autor