PANDEMIA

Comércio vê medidas restritivas mantidas em Pernambuco como ''razoáveis'' para o momento

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico anunciou a decisão na tarde desta quinta-feira (6)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 06/05/2021 às 19:02 | Atualizado em 06/05/2021 às 19:45
Notícia
X

O Governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), a prorrogação das medidas restritivas no Estado até o dia 23 de maio. O atual decreto seria válido até o próximo domingo (9), Dia das Mães. A expectativa para um novo anúncio era alta. Na avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, a decisão é "razoável", mas de uma certa forma "atende o comércio", que continua autorizado. 

"De uma certa maneira nós tínhamos uma apreensão de que as medidas fossem se alongar. Mas do jeito que está, não piorando, eu acho que é razoável. De uma certa maneira, eu entendo. O governo tem os dados (da pandemia) nas mãos", disse o presidente da CDL Recife, Frederico Leal.

Segundo Leal, a decisão do governo em autorizar a abertura do comércio no Dia do Trabalhador (1º de maio) e estender o horário de funcionamento no final de semana do Dia das Mães, que ocorrerá no próximo domingo (9), foi importante.

"Essa flexibilização foi boa. Contando que não volte ao lockdown, já é alguma coisa", frisou.

De acordo com o presidente da Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Apesce), Paulo Carneiro, a prorrogação já era esperada pelo setor. "É preciso pensar, primeiro, na saúde das pessoas em relação direta com a capacidade de atendimento nos hospitais", disse, por meio de nota.

Carneiro pontuou que "a extensão do horário de funcionamento das atividades econômicas, colocando em prática todos os cuidados, obedece a uma lógica de reduzir a possibilidade de concentração de pessoas".

"Este é um pleito antigo e é ponto divergente em relação à análise que o governo tem feito. O comércio enfrenta medidas duras e restritivas há mais de um ano, colocando em risco a manutenção de empresas e de empregos. Resta cumprir e colaborar para minorar esses efeitos no menor prazo possível", finalizou.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta tarde, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Valença, afirmou que a decisão de prorrogar as medidas foi baseada após avaliação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. 

"A partir dessa análise dos números da saúde, do impacto socioeconômico das atividades, do risco de contaminação e aglomeração, é que novas medidas, novos ajustes são tomados em função dessa avaliação técnica que é realizada o tempo inteiro. Por esse motivo, em função dos altos índices que o Estado de Pernambuco ainda apresenta, o Governo de Pernambuco decidiu prorrogar por mais quinze dias a vigência do decreto atual, implementando essas medidas, seguindo todos os protocolos", comentou.

A secretária executiva também comentou sobre a permissão para o comércio funcionar em horário estendido durante este final de semana.

"Esta semana, por meio de uma portaria, foi autorizada a extensão do horário para o Dia das Mães, como uma forma de diluir a presença das pessoas nos shoppings e no comércio em geral. Neste sábado (8) os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 20h e no domingo (9) das 8h às 18h para diluir o fluxo e evitar aglomeração. Mas as medidas sanitárias para os comércio estão mantidas e a carga permitida é de uma pessoa a casa 10 metros nas áreas em comum e de uma a cada 5 metros no interior das lojas. Além disso, a fiscalização será ampliada neste período", destacou a secretária.

 

Tags

Autor