restrições

Bares e restaurantes preveem mais sacrifícios e ampliação do número de fechamentos com manutenção de restrições em Pernambuco

O governo do Estado ampliou as restrições sanitárias contra a covid-19 por mais 15 dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 06/05/2021 às 20:36 | Atualizado em 06/05/2021 às 21:39
Notícia
X

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou que a prorrogação das restrições sanitárias adotadas pelo Governo de Pernambuco, para conter a pandemia da covid-19, deve ampliar o número de estabelecimentos fechados no Estado. O comunicado foi divulgado nesta quinta-feira (6), logo após o secretário de Saúde de Pernambuco confirmar por mais 15 dias a manutenção do atual decreto que restringe as atividades econômicas.

"Sabemos da dificuldade de conciliação em mantermos nossos pleitos de flexibilização de horários quando a taxa de ocupação das UTI's na rede hospitalar atingem os 97%. Seguimos funcionando, mantendo todos os mais rígidos protocolos e tentando sobreviver", diz o texto.

Com a prorrogação até o dia 23 de maio, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares e similares, mantendo-se a proibição da utilização de som, só poderão funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira. Nos finas de semana e feriados, os horários devem ser das 9h às 17h ou das 10h às 18h.

O Plano de Convivência destaca ainda que os estabelecimentos, em qualquer horário, podem realizar entrega em domicílio e funcionar como ponto de coleta e por drive thru, permitindo-se o atendimento presencial, fora do horário previsto, sem aglomeração.

Queda

De acordo com um levantamento da Alelo, o consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias da região Nordeste registrou queda de 36,3% em março, enquanto a média nacional foi de -34,2%.

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram ainda retração de 46,9% na quantidade de vendas, impacto ainda maior que o observado em fevereiro (-36,4%). Somado a isso, o número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações também foi inferior ao observado no mesmo mês de 2019 (-18%). Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as outras regiões mais impactadas em março foram: Centro-Oeste (-35,2%) e Sul (-34,3%).

 

Tags

Autor