NOVO HORÁRIO

Dia das Mães: comércio e shoppings funcionam em horário ampliado no fim de semana em Pernambuco; confira

A ampliação do horário de funcionamento, válida até o domingo (9), foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, na terça-feira (4)

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 07/05/2021 às 8:31
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O RioMar funcionará neste feriado - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

O horário de funcionamento de lojas de bairros, de centro e de shoppings em Pernambuco será ampliado a partir desta sexta-feira (7) por causa do Dia das Mães. A flexibilização, válida até o domingo (9), foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, na terça-feira (4). Segundo a portaria que libera a ampliação de horário, os estabelecimentos podem funcionar das 8h às 20h, nesta sexta e também no sábado (8). No domingo (9), Dia das Mães, o expediente poderá ir das  8h às 18h.

Para os três dias, a capacidade é limitada a um cliente a cada 10 metros quadrados em áreas de circulação e um cliente a cada 5 metros quadrados em área interna de loja, segundo informações do governo estadual.

A portaria foi publicada pelas Secretaria Estaduais de Saúde (SES-PE) e de Desenvolvimento Econômico. No documento, o governo explica que a decisão foi tomada "em razão da possibilidade de fluxo de compras intenso relativo à comemoração do Dia das Mães".

Conforme o Diário Oficial, é obrigatório o cumprimento dos protocolos de funcionamento das atividades, principalmente no que diz respeito à lotação das lojas.

Por causa da pandemia, o horário do comércio passou por várias mudanças. A última delas está em vigor desde 26 de abril e segue até o dia 23 de maio, exceto neste fim de semana, quando há a flexibilização para o setor.

Funcionamento dos shoppings

Com a ampliação dos horários de funcionamento do comércio autorizada pelo Governo de Pernambuco para atender a demanda do Dia das Mães, os shoppings do Estado precisaram adaptar seus expedientes. O RioMar Recife, no bairro do Pina, Zona Sul da capital pernambucana, vai funcionar exclusivamente neste fim de semana, das 8h às 20h, nesta sexta-feira (7) e sábado (8). Já no domingo (9), o horário será das 10h às 18h. 

As operações de alimentação, localizadas na Praça de Alimentação, no Boulevard de Restaurantes (Piso L3) e Espaço Gourmet (Piso Térreo e L1), porém, começam um pouco mais tarde, a partir das 11h, e encerrando às 20h, na sexta e no sábado. No domingo, também iniciam às 11h e finalizam às 18h.

Além disso, o RioMar Online, plataforma digital de vendas do mall, funciona para pedidos, das 10h às 22h. As entregas são rápidas e ainda é possível contar com mais de 12 mil produtos. Segmentos como gastronomia, casa e decoração, moda, saúde e geek estão disponíveis em mais de 140 lojas cadastradas.

Localizado no bairro de Boa Viagem, também na Zona Sul, o Shopping Recife abre suas portas, nos dias 7 e 8 de maio, das 8h às 20h, e no domingo (9), das 10h às 18h. A partir da próxima segunda-feira (10), o centro de compras retoma para o seu horário padrão das 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados. 

O Shopping Guararapes, em Jaboatão, abrirá nesta sexta-feira (07) e sábado (08) das 8h às 20h e domingo (09) das 8h às 18h, excepcionalmente e exclusivamente para atender a demanda gerada pelo Dia das Mães.

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, também funcionará em horário especial. Na sexta e sábado, será das 8h às 20h (lojas satélites e âncoras). Já as operações de alimentação serão das 10h às 20h, podendo funcionar de forma facultativa, das 8h às 10h. No domingo, todas as lojas funcionarão das 10h às 18h.

O horário de funcionamento do Shopping Boa Vista, também na área central, será estendido das 8h às 20h nesta sexta (7) e sábado (8). Enquanto a praça de alimentação abre das 10h às 20h. Já no domingo, voltará a abrir normalmente das 10h às 18h. O drive-thru e delivery do centro de compras continua funcionando sem alterações.

O Shopping Patteo Olinda funcionará das 8h às 20h nesta sexta (7) e sábado (8), visando melhor atender os clientes que estão em busca do presente de Dia das Mães. As operações de alimentação seguem com funcionamento obrigatório das 10h às 20h nos dois dias, com abertura facultativa às 8h. No domingo (9), o horário do shopping segue das 10h às 18h. O Paulista North Wayb, Nesta sexta e sábado, excepcionalmente, devido ao Dia das Mães, fecha às 20h, e nos demais dias, às 18h.

Nesta sexta-feira (7) e sábado (8), o Camará Shopping, em Camaragibe, vai abrir das 8h às 20h. Já no domingo, 9 de maio, as lojas estarão abertas das 09h às 18h. As opções de entrega e retirada no drive-thru e delivery continuam funcionando das 10h às 22h diariamente. O Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, também vai abrir mais cedo nesta sexta-feira (7) e sábado (8), operando das 9h às 20h e no domingo volta ao horário normal, das 10h às 18h. O drive-thru segue de segunda a sábado das 10h às 20h, e domingo das 12h às 20h. Já os serviços essenciais, que incluem Arco Vita, farmácias e Bancos 24h, vão continuar funcionando das 8h às 22h.

O River Shopping, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai ampliar o horário de funcionamento de acordo com a nova autorização do Estado. Nesta sexta-feira (7) e sábado (8), as lojas, quiosques e praça de alimentação do centro de compras estarão abertos das 10h às 20h. Já o Big Bompreço, farmácias e clínicas funcionam das 8h às 20h. No domingo, o mall vai operar das 10h às 18h.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Segundo o levantamento, homens tendem a comprar presentes mais caros, acima dos R$ 100 - FOTO:FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Movimentação de no Shopping RioMar. Com o fim das restrições impostas pelo Governo do Estado de Pernambuco para conter a velocidade de contaminação pelo coronavírus, o comércio voltou a reabrir as portas para o publico. - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias