HORÁRIO ALTERADO

Governo de Pernambuco anuncia nova flexibilização para comércio de rua e shoppings no Dia das Mães

Mudança foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco nesta terça-feira (04)

Angela Fernanda Belfort
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 04/05/2021 às 18:15
Notícia
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
O comércio de bairro, do centro e dos shopings terá o horário alterado para o Dia das Mães - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

O funcionamento do comércio de bairro, de centro e dos shoppings terá horário diferenciado para o Dia das Mães. O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feiura (4) alteração de horário de funcionamento para os segmentos entre esta sexta-feira (7) e o domingo (9). 

>> 'Foi avançado mais um passo', diz presidente da CDL sobre plano de convivência com a covid-19 em Pernambuco

Atualmente, o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 determina que o funcionamento do comércio de bairro, de shopping centers e de centro funcione com carga horária restrita, principalmente no que diz respeito a horas contínuas. Inicialmente, a previsão era de que as restrições fossem até o dia 09 de maio. 

Com a mudança, os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 20h nas sexta-feira (07) e sábado (08), e das 8h às 18h no domingo (09).

Para os três dias, a capacidade é limitada a um cliente a cada 10 metros quadrados em áreas de circulação e um cliente a cada 5 metros quadrados em área interna de loja, segundo informações do governo estadual.

Ainda conforme o Estado, a ampliação do horário ocorreu em diálogo com as lideranças econômicas, atendendo à solicitação das entidades representativas do setor, com o objetivo de reduzir o fluxo intenso de pessoas, que tendem a buscar o mercado presencial para comprar presentes. Em Pernambuco, o Dia das Mães é uma das principais datas no calendário de vendas do varejo.

Conforme a portaria, é obrigatório o cumprimento dos protocolos de funcionamento das atividades, principalmente no que diz respeito à lotação das lojas.

 BOA EXPECTATIVA

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife) e do Sindilojas, Fred Leal, afirmou que a flexibilização do horário vai dar mais conforto e evitar aglomerações. "Vai ser bom pra todo mundo, pro lojista e pro consumidor. O comércio fez o dever de casa e está cumprindo os protocolos de segurança", comentou. Várias entidades que representam o setor assinaram uma carta ao governador pedindo a flexibilização para uma das datas mais importantes para o varejo.

Segundo ele, a expectativa é de que este mês de maio seja bom para o comércio. "As coisas vão melhorar não no ritmo que se espera. O Dia das Mães sempre foi forte. Depois, vem o dia dos Namorados. E qualquer aumento das vendas é bem-vindo", argumentou. No ano passado, o movimento esta época "foi praticamente zero" por causa da pandemia. 

Em nota, o presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, avaliou como positiva a resposta do governo do Estado ao pleito das entidades representativas do comércio e argumentou que "com a ampliação do horário de funcionamento de sexta a domingo, será possível diluir o atendimento ao público que vai às lojas em busca do presente para as mães. Os shoppings poderão funcionar na sexta (7) e no sábado (8) das 8h às 20h e no domingo, das 8h às 18h. 

Ainda na nota, a entidade informou que "com mais tempo e com os cuidados oferecidos aos clientes, haverá segurança para todos. Esta é a segunda data de maior relevância para o comércio, depois do Natal. Por isso, é natural ter um maior fluxo". Os shoppings têm cerca de 4 mil lojistas e 50 mil funcionários em Pernambuco. E concluiu: "Estamos preparados para gerar boas vendas, que devem se refletir, também, na opção online, com entrega por drive thru e por delivery".

Confira calendários das feiras do Polo de Confecções do Agreste na alta estação de 2021

Os horários de funcionamento dos estabelecimentos serão ampliados nas feiras de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama

Confira calendários das feiras do Polo de Confecções do Agreste na alta estação de 2021

Aproxima-se o período considerado de alta estação das vendas nas feiras do Polo das Confecções do Agreste de Pernambuco. Entre maio e junho, por causa do alto volume de vendas, os horários de funcionamento dos estabelecimentos são ampliados nas feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.

O Moda Center Santa Cruz e o Calçadão Miguel Arraes, ambos na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, passam a funcionar, além das segundas-feiras, também aos domingos a partir do dia 16 de maio. Aos domingos, abrirão das 6h às 14h; e, nas segundas-feiras, das 5h às 15h. O último domingo em funcionamento será no dia 27 de junho. A partir desta data, as feiras voltam a abrir apenas nas segundas.

O Moda Center Santa Cruz afirma continuar seguindo os protocolos sanitários determinados pelas autoridades para a sua atividade, exigindo o uso obrigatório da máscara, número reduzido de entradas, barreiras para aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool 70º, além de orientação para manutenção do distanciamento social em suas instalações.

Feira do Jeans de Toritama abrirá aos sábados e aos domingos entre os dias 15 de maio e 27 de junho, com início às 8h e término às 16h.

Como protocolos de proteção à covid-19, a Feira de Toritama adotou o uso da máscara por clientes e vendedores usem máscara corretamente, álcool gel disponibilizados por vendedores, colaboração com o distanciamento social, não obstrução dos corredores da feira e aferição da temperatura nos acessos da feira e das lojas.

O Polo de Caruaru segue com os horários permitidos por decreto. Abre das 10h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 17h. Já a Feira da Sulanca abre as segundas-feiras às 5h, e a Prefeitura de Caruaru diz que a ampliação do horário dependerá do comportamento da pandemia da covid-19.

A reportagem do JC entrou em contato com a Prefeitura de Caruaru para obter os horários do Polo Caruaru, e atualizará esta matéria quando receber uma resposta.

 

 

 

 

RioMar Recife realiza live para ajudar consumidor nas compras do Dia das Mães

Transmissão terá apresentação de Beto Café e Fabiana Karla

RioMar Recife realiza live para ajudar consumidor nas compras do Dia das Mães

O RioMar Recife realiza nesta quarta-feira (5), às 19 horas, uma live shop para auxiliar o consumidor durante as compras do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (9). O evento virtual terá participação do cantor André Rio e será apresentado por Beto Café e Fabiana Karla, que irão mostrar opções de itens e produtos. Compras poderão ser feitas utilizando o site (compras.vivariomaronline.com.br).

 

A live terá a seguinte dinâmica: quando as sugestões dos produtos foram aparecendo na tela as pessoas terão oportunidades de escolher e comprar o presente da mãe, da avó ou sogra na mesma ocasião, através do QR Code.

Campanha de Dia das Mães

Na semana que antecede o Dia das Mães, segunda data mais importante de vendas no varejo, o RioMar Recife planejou ações e ferramentas digitais, que têm como objetivo facilitar as compras, sejam elas feitas no próprio mall ou de forma online. Com isso, foi desenvolvida uma campanha institucional, que dura até o dia 9 de maio, na qual conteúdo e emoção foram divulgados em meios de comunicação, como TV, rádio, jornal entre outros. Além disso, a campanha contou com a participação de influencers e da produção de live commerce, que servirão para interação do público.

Quem realizar compras no RioMar pode encontrar vantagens e gifts nas lojas do mall nos segmentos de moda feminina, sapatos, acessórios, cama, mesa e banho, eletrônicos, decoração, beleza e bem-estar, perfumaria, itens do lar e joias. A escolha do item será de acordo com o desejo e estilo de cada mãe, avó ou sogra. Normalmente, as preferências variam para produtos como bolsa e sapatos, perfumes, cremes hidratantes, moda fitness, tênis, bijuterias, óleos e cremes para massagens relaxantes, smartphones, laptops e itens para o lar. Além do tradicional almoço para celebrar a data.

Comentários

Últimas notícias