RENEGOCIAÇÃO

Está endividado? O Procon Recife vai fazer um mutirão de renegociação

O Procon Recife vai fazer um mutirão de renegociação para quem tem débitos com Celpe, Compesa, empresas de telefonia (Tim, Claro, Vivo e Oi) e com os bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil

Angela Fernanda Belfort
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 09/06/2021 às 13:39
Notícia
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
O Procon-Recife está promovendo um mutirão de renegociação das dívidas com encontros virtuais entre os representantes do órgão, das empresas que oferecem os serviços e o usuário - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

A partir desta quinta (10), o Procon Recife realiza mutirão online de negociação de dívidas vencidas e inscritas no SPC/Serasa 2021. Os recifenses que estão em débito com a Celpe, Compesa, empresas de telefonia (Tim, Claro, Vivo e Oi) e com os bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil vão poder renegociar essas dívidas sem precisar sair de casa. O primeiro passo para isso é o cidadão se inscrever num cadastro para consumidores que vai ficar aberto desta quinta (10) até o dia 25 de junho.

As informações colocadas no cadastro pelos usuários vão ser analisadas e agendado um encontro virtual pelo Procon junto à empresa responsável entre os dias 5 e 30 de julho. Podem participar da negociação os consumidores cujas dívidas já estão vencidas e reconhecidas no SPC e Serasa. 

>> Olinda vai lançar programa de renegociação de dívidas; veja tributos que podem ser negociados

Para participar do mutirão, basta acessar o site do órgão municipal de defesa do consumidor (https://procon.recife.pe.gov.br) e preencher o formulário que se encontra disponível no banner da página principal referente à instituição desejada. É obrigatório que o consumidor anexe a carta de inscrição de protesto e informe corretamente os seus dados, pois eles facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições que participam da iniciativa.

 

Através do e-mail cadastrado no formulário, o consumidor selecionado será informado da data e horário do atendimento, que acontecerá virtualmente entre o consumidor, o Procon Recife e representante da respectiva empresa contratada através de videoconferência.

O Procon municipal lembra que o mutirão é exclusivamente para dívidas vencidas e reconhecidas em SPC e Serasa, e não para se discutir se o consumidor tem ou não o débito. Isto porque as condições de pagamento e tempo de resolução variam de acordo com a complexidade da dívida. O valor dos descontos das dívidas serão estudados caso a caso, segundo o Procon-Recife. “Vivenciamos um momento economicamente desafiador, e o orçamento de muita gente está cada vez mais comprometido. Dessa forma, as dívidas começam a ficar em segundo plano. O mutirão, no entanto, estabelece uma chance de o consumidor renegociar as dívidas, de um recomeço, resgatando a sua cidadania”, avalia o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, Pablo Bismack.

ATENDIMENTOS

Entre os dias 5 a 9 de julho, a previsão é que sejam realizados 200 atendimentos para negociação de dívidas com a Celpe; de 12 a 16 de julho, 150 atendimentos com a Compesa; de 19 de julho a 23 de julho, 500 atendimentos com os bancos; e de 26 a 30 de julho, 200 para as empresas de telefonia.

A população pode acionar o Procon Recife pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br, e pelo fone 0800 281 1311. Por conta da pandemia, o Órgão aconselha que o consumidor dê preferência aos canais não presenciais.

Comentários

Últimas notícias