OPORTUNIDADE

Programa da Coca-Cola abre 26 mil vagas de capacitação para jovens ao primeiro emprego

Após a conclusão do programa, os selecionados podem concorrer a vagas de emprego disponibilizadas pela rede de 400 parceiros empregadores

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 09/08/2021 às 16:49 | Atualizado em 09/08/2021 às 17:03
Notícia
X

O Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com o Solar Coca-Cola, abriu 26 mil vagas para o projeto Coletivo Online - programa de empregabilidade 100% digital. De inscrição gratuita, a ação busca proporcionar oportunidade de capacitação para o ingresso desses jovens no mercado de trabalho. Após a conclusão do programa e recebimento do certificado, os selecionados podem concorrer a vagas de emprego disponibilizadas por uma rede de 400 parceiros empregadores.

 

>> Empresa abre 60 vagas pagando até R$ 2,5 mil para estudantes; veja como se candidatar

 

>> SESI-PE oferece 200 vagas para cursos gratuitos com certificado; veja como se inscrever


Para participar do programa é preciso ter entre 16 e 25 anos - faixa etária que ocupou em 2020 o índice de desemprego de 29,8%, segundo o IBGE-. Além da idade, é preciso que o candidato esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas através formulário Coletivo Online.


Capacitação


Aos jovens selecionados serão enviados conteúdos sobre plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e preparação para processos seletivos. Durante seis meses, os participantes vão receber 10 videoaulas e atividades para testarem seus conhecimentos.


A distribuição dos conteúdos para os selecionados será por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, permitindo que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento. Após a conclusão do curso, os jovens recebem certificado de conclusão e são direcionados para o cadastro no banco de vagas dentro da comunidade exclusiva do Coletivo.


Coletivo Online


A iniciativa faz parte da plataforma Coletivo, que conta também com o bem-sucedido programa Coletivo Jovem - que atua em programas de capacitação, de forma presencial -. Desde o início de sua implementação, em 2009, a plataforma já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas pelos 22 estados e o Distrito Federal. Só em 2021, cerca de dois mil jovens foram inseridos no mercado de trabalho por meio do projeto, 161 deles foram contratados pela Solar.


“Com o Coletivo Online, vimos a possibilidade de alcançar jovens de cidades afastadas dos grandes centros. Neste projeto piloto, além da formação dos jovens, também estamos nos voltando para o estabelecimento de parcerias com empresas locais que possam contribuir com a empregabilidade desses alunos após a conclusão da formação”, explica o gerente de Relações Externas da Solar, Arthur Ferraz.


Aluno de uma das primeiras turmas do Coletivo Jovem em Maceió (AL), Vander Luiz Azevedo é um dos vários exemplos de jovens que encontraram no programa uma oportunidade para dar início a sua carreira. “Em 2013 fiz testes e fui contratado como aprendiz da Manutenção Mecânica da Solar. Em 2015, ao término do meu contrato, fui chamado para um novo teste e efetivado como assistente administrativo do Planejamento de Manutenção. Em 2016, recebi da gerência o desafio de ser analista de Excelência Operacional na CAF (Fábrica da Água Mineral Crystal) e, logo depois, recebi um desafio ainda maior: de Supervisor de Produção na CAF. É por isso que onde chego tenho maior orgulho em falar do Coletivo Jovem, pois foi ele que abriu as portas do mercado de trabalho para mim. Serei eternamente grato”, destaca o jovem.



Instituto Coca-Cola Brasil


O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua há mais de 20 anos com a missão de transformação social em larga escala, por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil. A organização tem destaque por sua tecnologia social e capacidade de escala.

O ICCB assumiu o compromisso público de, até 2030, elevar o patamar de milhares para milhões de jovens impactados por suas iniciativas, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. Segundo a organização, foi preciso redesenhar sua estratégia para focar exclusivamente na inclusão produtiva de jovens e expandir novas formas de atuação. Com o feito, o instituto conseguiu beneficiar 426 mil pessoas, até o momento.


Sobre a Solar Coca-Cola


O Solar Coca-Cola é listado entre os 20 maiores fabricantes mundiais e ocupa a segunda posição como maior fabricante do sistema Coca-Cola no país. A empresa conta com cerca de 11 mil colaboradores e possui 9 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território, a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola.

Tags

Autor