VIAGENS

Com países voltando a aceitar turistas do Brasil, está na hora de tirar o passaporte! Especialista diz que demanda vai aumentar

Agente de viagens internacionais Edison Gonçalves aconselha os interessados em fazer viagens internacionais a retirar o passaporte antes que mais países voltem a aceitar os turistas brasileiros

Angela Fernanda Belfort
Cadastrado por
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 17/08/2021 às 11:20
LEO MOTTA / ACERVO JC IMAGEM
DOCUMENTO Passaporte tem validade de dez anos e deve ser renovado - FOTO: LEO MOTTA / ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

O agente de viagens internacionais Edison Gonçalves aconselha quem está planejando uma viagem internacional a tirar logo o passaporte, por achar que a demanda vai ser grande quando vários países voltarem a aceitar - e emitir vistos - aos turistas brasileiros. O alerta foi feito no Programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, comandado pelo radialista Geraldo Freire. "Quando a fronteira abrir, muitas pessoas vão querer viajar e há uma tendência dos passaportes demorarem mais, se a demanda pelo documento for alta", comenta Edison, que está à frente da empresa Despacha Visto. Muitos países não estão aceitando turistas brasileiros devido à pandemia do novo coronavírus. O Brasil ocupa o segundo lugar, em números absolutos, no ranking de pessoas mortas em decorrência da covid-19. Foram mais de 569 mil óbitos provocados pela doença no País.

>> Voos nacionais registram em agosto 20% do movimento pré-pandemia

>> Em pesquisa, 86% dos brasileiros dizem que já não se parecem mais com a foto do passaporte

O passaporte é válido por 10 anos. "Muita gente esquece de ver se o passaporte está vencido. O documento é válido por 10 anos", argumenta Edison. Para emitir o passaporte, a pessoa interessada entra no site da Polícia Federal, que fica no RioMar, e marca um agendamento. A taxa para emissão do passaporte é de R$ 258,00. O documento fica pronto em sete dias, segundo informações da assessoria da Polícia Federal.

Os países que estão aceitando turistas brasileiros são: França, Espanha, Dubai, Chile, Egito, Panamá, China, México, Turquia, além de algumas ilhas do Caribe. Esses destinos exigem, segundo Edison, que o brasileiro tenha tomado as duas doses da vacina, apresente o certificado internacional de vacinação e faça, até 72 horas antes de embarcar, um teste de covid-19. O certificado de vacina internacional pode ser retirado pelo cidadão no site ConecteSUS.

"Os consulados dos Estados Unidos e do Canadá não estão emitindo vistos para turistas brasileiros. Somente para estudantes e casos específicos, como artistas, entre outros", explica Edison. Mesmo assim, ele diz que os interessados em viajar para estes dois destinos podem pagar a taxa do visto, preencher o formulário e agendar o atendimento presencial de retirada do visto para junho ou julho de  2022.

Os voos nacionais e internacionais foram muito impactados pela crise sanitária provocada pelo Coronavírus. Cerca de 70% dos voos nacionais já voltaram ao mesmo nível de antes da pandemia. O mesmo não ocorreu com os voos internacionais. 

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
As restrições sanitárias impactaram os voos nacionais e internacionais, diminuindo a quantidade de passageiros - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias